quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Tarcísio faltará a evento de 90 anos da USP com Lula, FSP

 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não irá participar da cerimônia que celebrará os 90 anos da USP (Universidade de São Paulo), na quinta-feira (25).

O evento será realizado na Sala São Paulo, na região central da capital paulista, e tem confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante entrevista para a imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo - Eduardo Knapp - 19.dez.2023/Folhapress

A instituição foi informada de que Tarcísio estaria viajando e, por isso, não poderia comparecer. Para representá-lo, o chefe do Executivo estadual destacou seu secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, ex-reitor da instituição.

Em nota à coluna, porém, a Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo afirma que Tarcísio cumprirá agenda na cidade de São Paulo, onde ocorrerá o evento. A pasta não detalha qual será o compromisso que motivará a sua ausência.

"O governador reitera sua admiração e respeito pela instituição, que há décadas inspira e forma profissionais e líderes nas mais diversas áreas do saber", diz a secretaria.

PUBLICIDADE

Dirigentes da USP mantinham a expectativa de que o governador comparecesse à celebração daquela que é considerada a mais importante universidade da América Latina.

Enquanto chefe do Executivo paulista, cabe a Tarcísio a tomada de decisões importantes sobre a instituição estadual, como a escolha final de seus dirigentes máximos quando há eleição para reitor e vice-reitor.

Cerca de 1.300 pessoas são esperadas na Sala São Paulo para a comemoração de quinta-feira. O discurso de Lula deve ser o último da noite, que será encerrada com um concerto da Orquestra Sinfônica da USP.

O evento homenageará 26 entidades que contribuíram para a história da universidade, como o Instituto Butantan, o Ministério Público e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Uma condecoração póstuma a duas pessoas que escreveram o documento de fundação da USP também está prevista.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Nenhum comentário: