terça-feira, 30 de maio de 2023

Metade da frota de vagões no Brasil tem mais de 30 anos, RF

 Dos 132 mil vagões em operação atualmente nas ferrovias, metade tem mais de 30 anos e 14 mil deles já passaram dos 50 anos, operando com baixa produtividade, de acordo com a Abifer. Os dados demonstram não só o potencial de renovação da frota brasileira, mas também a oportunidade de gerar mais produtividade e uma operação mais sustentável, segundo Eduardo Scolari, CEO da Greenbrier Maxion, um dos convidados de estreia do Pod nos Trilhos, junto com o diretor superintendente da Randon, Sandro Trentin.

Nos últimos anos, o peso do material rodante foi reduzido com novos materiais empregados pelas fabricantes. Vagões mais leves geram menos esforço de tração e, por consequência, mais economia de combustível. Para Trentin, a produção de um produto verde começa na fábrica.

“Com máquinas de melhor qualidade que emitam menos CO2”, disse, acrescentando que a demanda do mercado impacta diretamente no investimento da indústria. “É importante que a mesma energia que foi empregada para a renovação dos contratos seja empregada agora na questão da indústria. Percebemos que essa energia se dissipou quando se fala de material rodante. Precisamos puxá-la de volta”.

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