MUITO ALÉM DA MOLÉCULA Embora seja o item de maior peso no preço final do gás, a molécula não é o único componente com espaço para redução. Essa afirmativa tem marcado uma presença crescente nos discursos de consumidores de gás (mas não só deles). A Unigel tem defendido mais flexibilidade nas negociações das tarifas de transporte e distribuição (ambas reguladas). Soluções como o short haul (tarifa diferenciada para o transporte de curta distância) estão no radar. “Não adianta ter um transporte muito barato e uma molécula muito cara, não adianta ter uma molécula muito barata e um transporte caro. Precisamos de competitividade em toda a cadeia. Hoje, ele [o mercado] já nasce com dificuldade na molécula e sofre o ônus do transporte caro”, disse o diretor de Compras da Unigel, Luiz Antônio Nitschke, no Seminário de Gás Natural. Se o Brasil não buscar reduzir os custos da infraestrutura, o preço do gás não ganhará a competitividade que se espera, avalia o diretor Comercial da PetroReconcavo, João Vitor Moreira. “Se o Brasil não olhar para frente, para a necessidade de racionalizar esses custos também, o gás na ponta não vai evoluir”, comentou. Ele acredita que as tarifas de transporte dos contratos legados – aqueles assinados com a Petrobras antes da privatização das transportadoras e que foram herdados pelos novos operadores do setor – cairão, à medida que esses contratos forem vencendo a partir de 2025. Enquanto isso não acontece, defende Moreira, há espaço para se buscar reduções nos custos do transporte. “Francamente, não vejo, na prática, o valor da tarifa para o gás adicional [aos contratos legados] mais barato que o valor dos contratos legados. Não é o que vemos na realidade”, disse. Ele acredita que a revisão da Resolução ANP nº 15/2014, prevista na agenda regulatória da agência, é uma oportunidade ideal para tratar do assunto. “[Renegociar os contratos legados] não seria simples. O melhor caminho é aprimorar a forma como são feitas as revisões tarifárias, há muito espaço para melhoria”, complementou Lorenzon, da Abrace. |
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