As finais da NBA começam hoje, mas a disputa pelo futuro da liga está longe de acabar. Há uma “guerra” acontecendo nos bastidores sobre quem será o detentor dos direitos de transmissão dos jogos na próxima década.
- A lógica é a mesma da Fórmula 1, MLS e da NFL, que fecharam acordos bilionários recentemente com gigantes da mídia.
Qual é o tamanho do negócio? Atualmente, a Disney e a Warner Bros pagam cerca de US$ 2,7 bilhões por ano juntos para transmitir os jogos da NBA. O preço estimado da renovação é de mais de US$ 5 bilhões por ano.
Ok, mas por que isso importa?
Mais do que apenas o basquete rolando na tela, estamos falando da única coisa que ainda sustenta a TV tradicional na maioria das residências, ou seja, os esportes ao vivo. É uma disputa e tanto…
De um lado, é interessante para a marca, assim como uma Libertadores ou Copa do Brasil, se posicionar onde a atenção está, o que faz com que os streamings entrem forte na briga — como Netflix, Amazon e Apple.
- A coisa é tão estratégica, que até para as páginas de Instagram e TikTok proprietárias dos grupos de mídia, a NBA está olhando, como é o caso do Bleacher Report, propriedade da TNT.
Por outro, é do interesse do grupo de mídia analisar o potencial lucrativo com a transmissão do esporte. Quanto mais programas e espaços publicitários forem criados entorno dos jogos, melhor. Tudo pela atenção…
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