terça-feira, 26 de abril de 2022

IFSC inaugura terceira maior usina solar de SC, Correio de SC

 O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), inaugura no próximo dia 26 de abril a terceira maior usina de geração de energia solar de Santa Catarina, no Campus do bairro Coqueiros, em Florianópolis. São mais de mil placas solares instaladas nos telhados do Câmpus Florianópolis-Continente e da Reitoria do IFSC e que vão gerar cerca de 370 kiloWatts-pico – suficiente para abastecer boa parte dos prédios durante o dia e a noite.

Energia limpa

O investimento em energia limpa é uma tendência mundial em busca da sustentabilidade e uma forma de economia para famílias, empresas e instituições. No caso do Câmpus Florianópolis-Continente, que oferta cursos das áreas de Alimentos e Bebidas, Turismo e Eventos, a energia gerada será maior do que a consumida.

O responsável e fiscal técnico do projeto no IFSC, professor Rubipiara Cavalcante Fernandes, explica que a energia gerada durante o dia é utilizada no prédio e o excedente é injetado na rede da Celesc. “Isso vai gerar crédito de energia e pode ser utilizado depois para o que será consumido à noite, que vai vir da rede. Esse sistema é chamado net metering ou sistema de compensação de energia.”

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Os créditos podem ser utilizados em até 5 anos. Como os serviços da Celesc continuarão sendo cobrados, a expectativa é reduzir a conta de luz do câmpus em até 80% e da Reitoria, em 50%.

Retorno financeiro

Espera-se que em quatro anos a economia nas contas de luz compense o investimento de R$ 1,3 milhão feito para aquisição dos kits de placas solares. A estrutura foi adquirida através do EnergIF – um programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo incentivar ações de eficiência energética e a geração de energia por meio de fontes renováveis na Rede Federal em instituições de todo país.

Outro objetivo do programa, segundo Rubipiara, é despertar o interesse da comunidade pela energia renovável com a redução da emissão dos gases poluentes.

25.04.22 | Santa Casa de Misericórdia de Araxá recebe usina solar da Cemig

 

Fonte: Canal Energia - 25.04.2022
Minas Gerais – A Cemig, por meio do projeto Cemig nos Hospitais, irá realizar a instalação de um sistema de geração solar fotovoltaica na Santa Casa de Misericórdia de Araxá. As obras foram iniciadas nesta semana e devem ser concluídas nos próximos meses. A iniciativa tem o objetivo de levar novas tecnologias sustentáveis para os hospitais que, com as ações de eficiência juntamente com a geração de energia, terão seus custos reduzidos.

A Cemig informou que nesta ação, o investimento previsto para a Santa Casa de Misericórdia de Araxá é de aproximadamente R$ 350 mil. Serão instalados cerca de 186 módulos fotovoltaicos, distribuídos em uma área de aproximadamente 391 m². A usina terá a potência instalada de 75 kWp, com expectativa de geração de 112 MWh/ano de energia. Essa energia é suficiente para atender a 78 residências mineiras.

Com o projeto Cemig nos Hospitais, Programa de Eficiência Energética, que é regulado pela Aneel, a Cemig já realizou investimentos de R$ 95,7 milhões em 334 hospitais de 205 municípios mineiros. Até 2024, a distribuidora pretende investir mais de R$ 65 milhões em novos projetos de eficiência energética para os hospitais mineiros.

Nova rede social proíbe filtros e fotos editadas, The News

 Só “foto de agora”. O aplicativo BeReal foi lançado no início de 2020 por um empresário na França, mas está bombando mesmo é em 2022 — neste ano, os usuários mensais ativos cresceram 315%.

Como funciona? A rede social envia todos os dias uma notificação, sem hora definida, e os usuários têm dois minutos para postarem duas fotos: uma selfie e outra da câmera normal.

Como o próprio nome já diz, o foco está na autenticidade. O aplicativo não tem filtros nem botões de edição, logo, seus amigos vão ver seu cabelo bagunçado e aquele seu prato de comida nada instagramável.

Lembra das redes sociais antes dos influencers? 

Nos tempos de MSN e Orkut, o objetivo era criar uma conexão real com seus amigos e familiares acompanhando a sua vida, sem preocupação com engajamento ou like. Hoje, parece que tudo é marketing — até pessoal.

  • Pensando nos impactos negativos que as redes sociais têm na geração Z, a ideia do BeReal é voltar para os tempos sem filtro.

Segundo os fundadores do aplicativo, ele não vai te tornar famoso, mas sim te dar a chance de mostrar aos seus amigos quem você realmente é — se quiser ser influenciador, melhor tentar a sorte no TikTok ou Instagram.