quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Cidades do interior de São Paulo discutem criação de expresso turístico, FSP Marcelo Toledo

Cidade que tem em sua história o desenvolvimento econômico a partir do surgimento de ferrovias, Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) poderá ter uma linha turística até Tambaú (a 257 km da capital).
O tema foi discutido em reunião na sede da VLI, concessionária da linha férrea que passa por Ribeirão, em Paulínia.
Participaram do encontro o secretário do Turismo de São Paulo, Junior Aprillanti, e representantes das duas prefeituras. Distantes 98 quilômetros por rodovia, as cidades seriam ligadas por um expresso turístico.
Segundo a pasta, a expectativa é que a iniciativa contribua com o desenvolvimento do turismo nas cidades.
Após a reunião, Aprillanti disse apoiar a ação por entender que o turismo ferroviário atrai visitantes e pelo fato de São Paulo ter se desenvolvido graças às ferrovias.
Se a proposta vingar, ela unirá cidades com vocações distintas. Enquanto Ribeirão atrai pelo turismo de negócios, Tambaú é procurada por sua vocação religiosa, graças ao padre Donizetti Tavares de Lima (1882-1961).
É um projeto inicial ainda. A Prefeitura de Ribeirão, por exemplo, alega não ter detalhes, mas diz apoiar a iniciativa.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, informou que, “quando consultada, está sempre disposta a analisar os projetos que eventualmente sejam em sua área de atuação.”
“A empresa tem conhecimento de uma proposta no trecho citado, no entanto, não há um processo em curso junto à ANTT. Tal projeto precisa ser submetido pelo interessado à análise e aprovação da ANTT, órgão responsável por emitir tais autorizações especiais”, diz comunicado da empresa.
ABANDONADA
Ribeirão Preto, aliás, pouco valoriza sua história ferroviária e quase perdeu uma das duas locomotivas que tem expostas na cidade no final de 2017.
Alvo de disputa com o consórcio Trem Republicano, comandado pelas prefeituras de Salto e Itu, a maria-fumaça chegou a ser colocada numa carreta para ser levada embora, mas foi impedida de deixar o município.
Abandonada, alvo de constantes furtos e de vandalismo, a maria-fumaça está estacionada nas últimas décadas na avenida Mogiana, ao lado da estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1967.
A autorização para levar a locomotiva para Salto foi dada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), responsável pelo acervo da extinta Rede Ferroviária Federal, por meio do termo de transferência nº 292.
O consórcio do Trem Republicano, que levaria a máquina, informou que a maria-fumaça havia mais de 30 anos estava “em situação de abandono, sendo alvo de vândalos e espaço para práticas ilegais”.
A maria-fumaça é uma das duas em exposição em locais públicos de Ribeirão Preto. Sem passar por restauração ou ter proteção eficiente, sofreu com muito vandalismo e furtos de peças nas últimas décadas.
Elas têm elo histórico com o desenvolvimento da cidade –uma das principais atendidas pela CMEF (Companhia Mogiana de Estradas de Ferro), ao lado de Campinas–, e responsável por transportar o “ouro verde”, como era chamado o café no início do século passado e que movimentou muito a economia local.
A outra locomotiva exposta em Ribeirão, na praça Francisco Schmidt, vizinha à antiga estação ferroviária –demolida–, é alvo de dois projetos para a implantação de rotas turísticas. Assim como a maria-fumaça objeto do imbróglio, também sofre com vandalismo e serve de abrigo a usuários de drogas e moradores de rua.

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