quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Latam usa tecnologia de pele de tubarão para diminuir consumo de combustível e emissão de CO2, FSP

 

Murilo Basseto
São Paulo | Aeroin

Latam Airlines está utilizando uma tecnologia inspirada na pele de tubarão para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 de suas aeronaves. O revestimento especial, chamado AeroShark, diminui o atrito com o ar, gerando maior eficiência nos voos e contribuindo para a sustentabilidade da aviação.

Desenvolvida pela Lufthansa Technik e BASF, a tecnologia está em processo de instalação em alguns aviões Boeing 777 do grupo Latam e que, graças às suas milhões de escamas, permitirá reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 1% e reduzir a emissão de 6.000 toneladas de CO2 por ano, uma vez instalada nos aviões designados.

Airbus A319 da Latam Airlines decolando do aeroporto de Congonhas.
Inspirada na pele de tubirão, tecnologia permite reduzir emissão de 6.000 toneladas de CO2. - Aeroin

Em dezembro de 2023, a Latam teve seu primeiro Boeing 777-300ER equipado com o revestimento de superfície biônica da Lufthansa Technik, em São Paulo. Desde então, a companhia aérea latino-americana tem testado a tecnologia inspirada na pele de tubarão em operações diárias. Os bons resultados fizeram o grupo Latam instalar a tecnologia em mais quatro aviões.

Essa inovação reflete o investimento contínuo do grupo Latam em novas tecnologias, uma de suas quatro áreas-chave para avançar na descarbonização da aviação. As outras três áreas são: aumento da eficiência operacional, compensação de emissões e adoção de SAF (Combustível Sustentável de Aviação).

"Nossa estratégia de modernização da frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossos objetivos ambientais", disse Sebastián Acuto, diretor de Frota e Projetos do grupo Latam Airlines.

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Como funciona a AeroShark

AeroShark é uma camada que imita a estrutura otimizada da pele de tubarão. Desenvolvida conjuntamente pela BASF e Lufthansa Technik, conta com tecnologia biométrica que mede aproximadamente 50 micrômetros.

Quando se aplicam centenas de metros quadrados desse revestimento à fuselagem e às naceles dos motores, a resistência do ar é reduzida, o que leva a uma diminuição no consumo de combustível e nas emissões de CO2 em aproximadamente 1%.

Para a frota de Boeing 777-300ER do grupo Latam, isso se traduz em uma economia anual esperada de cerca de 2.000 toneladas métricas de querosene e uma redução aproximada de 6.000 toneladas de emissões de CO2 uma vez que todos os aviões estejam com a tecnologia, o que equivale aproximadamente a 28 voos programados de São Paulo a Miami em um Boeing 777.

"A decisão do grupo Latam confirma mais uma vez que o AeroShark funciona. Isso nos motiva a continuar utilizando nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir com uma aviação com menores emissões de CO2", disse Robin Johansson, Diretor Sênior de Vendas para América Latina e Caribe na Lufthansa Technik. "Esperamos colaborar com mais clientes em nível mundial e aplicar nossa tecnologia de economia de combustível em ainda mais aviões".


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