O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e os advogados Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Gustavo Badaró estão entre confirmados no "Congresso de Direito Processual Penal – O Caso Lava Jato: Cooperação e Comparação Peru-Brasil".
O evento, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, em Lima, fará um balanço dos dez anos da força tarefa. O congresso reunirá ainda figuras como o ex-membro do Ministério Público Federal Marcelo Ribeiro e o ex-procurador norte-americano Justin Givens.
A iniciativa está sendo organizada pelos grupo Pasión por el Derecho, do Peru, e Prerrogativas, do Brasil, com apoio do Colégio de Advogados do Peru, onde os debates serão sediados.
No último dia 21, a Justiça do Peru condenou o ex-presidente Alejandro Toledo a 20 anos e 6 meses de prisão por subornos recebidos da empreiteira Odebrecht.
O ex-presidente, que governou o país de 2001 a 2006, enfrentava acusações de conluio e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido US$ 35 milhões (R$ 199 milhões) da Odebrecht em troca de licitações para a construção de dois trechos da rodovia Interoceânica Sul, que liga a costa do Pacífico, no Peru, e a do oceano Atlântico, no Brasil.
A empreiteira reconheceu o pagamento de subornos no Brasil e em outros países da região no âmbito da Operação Lava Jato, pela qual dezenas de políticos e empresários da América Latina estão presos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário