TECNOLOGIA
(Imagem: Shopify | Reprodução)
É provável que sim, mas não como antigamente. Dados mais recentes sobre a indústria indicaram uma queda no consumo do formato pela primeira vez na história.
A estatística pode ser um indício de que o mercado chegou ao seu ápice e deve se manter mais estável pelos próximos anos.
- Tanto é que o setor, como um todo, em termos de número de ouvintes, cresceu apenas 5% ano contra ano.
O que mais impressionou, no entanto, foi o número de novos podcasts publicados em todas as plataformas, que encolheu 80%.
Faltam novidades
Aparentemente, os podcasts carecem de novidades, com episódios e shows muito similares em termos de formato — é só observar os que você consome.
De acordo com as métricas globais, dos 10 podcasts mais escutados no ano passado, o mais recente foi criado em 2019. A maioria foi criada há mais de 7 anos — antes do boom.
Por aqui, não é diferente. Boa parte dos TOP TRENDS também surgiram pouco antes da pandemia e uma pequena parcela foi criada nos últimos 12 meses.
Bottom-line: O Spotify, maior plataforma do ramo, cancelou recentemente o lançamento de 11 podcasts originais previstos e demitiu 6% de sua equipe de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário