Os radares da Prefeitura de São Paulo passarão a ajudar a Polícia no combate ao crime
O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, assinaram convênio para o compartilhamento de imagens e dados de OCR (Optical Character Recognition), nesta terça-feira (19). A previsão é a de que até 900 radares do município sejam integrados, gradativamente, ao sistema Detecta da polícia.
A parceria tem como objetivo a troca de informações dos bancos de dados das câmeras existentes na Capital, em posse da SSP, Secretaria Municipal de Transportes, CET e SPTrans, para aumentar a eficiência nos planejamentos de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
“Os primeiros 90 radares começam a ser integrados já, com a assinatura do convênio. Com o sistema integrado, a PM de São Paulo poderá, por exemplo, rastrear o trajeto de um veículo roubado a partir de uma denúncia feita ao 190. Com isso, o combate ao crime será mais célere porque a polícia poderá montar bloqueios visando coibir a ação criminosa”, explica o secretário.
Representantes da Secretaria de Transportes, da CET e da SPTrans terão lugares para acompanhar o trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR) e no Copom, além de acesso ao cadastro de veículos e condutores. Em contrapartida, a Secretaria de Transportes disponibilizará, em tempo real, as imagens e os dados de OCR aos órgãos da SSP, além de providenciar cadeiras para integrantes da pasta na autarquia e na empresa pública.
A parceria terá validade de cinco anos. Será constituída uma Comissão Paritária de Controle e Fiscalização do convênio, que contará com representantes da SSP, Diretoria de Telemática da PM e do Copom, além de um integrante da Secretaria Municipal de Transportes, da SPTrans e da CET, que se reunirão mensalmente para discutir o plano de trabalho e adequações que se fizerem necessárias.
A Cremalheira é um sistema exclusivo do Brasil. O trecho possui oito quilômetros de extensão, com inclinações de até 10% (ou seja, o trem sobe um metro a cada dez percorridos). Para que o trem possa trafegar nesse trecho, o sistema de tração da locomotiva é feito com uma roda dentada que incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado entre os dois trilhos convencionais. As novas máquinas, criadas especialmente para esse projeto, têm quase 18 metros de comprimento, potência de 5 mil KW e são 60% mais eficientes que as utilizadas anteriormente. Elas garantem a segurança operacional contendo a carga na descida ou empurrando-a na subida.