terça-feira, 19 de julho de 2016

Entrada em operação das locomotivas mais potentes do mundo quadruplica capacidade de movimentação na Serra do Mar e retira das estradas cerca de 2 mil caminhões por dia

CREMALHEIRA


003_Paranapiacaba_-_SPA Cremalheira é um sistema exclusivo do Brasil. O trecho possui oito quilômetros de extensão, com inclinações de até 10% (ou seja, o trem sobe um metro a cada dez percorridos). Para que o trem possa trafegar nesse trecho, o sistema de tração da locomotiva é feito com uma roda dentada que incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado entre os dois trilhos convencionais. As novas máquinas, criadas especialmente para esse projeto, têm quase 18 metros de comprimento, potência de 5 mil KW e são 60% mais eficientes que as utilizadas anteriormente. Elas garantem a segurança operacional contendo a carga na descida ou empurrando-a na subida.
Trilho2
Trilho central da Cremalheira
O início das operações com as novas locomotivas foi considerado o primeiro passo para eliminar gargalos no acesso ferroviário ao Porto de Santos e também para desafogar as rodovias. O investimento permitiu que a empresa quadruplicasse sua capacidade de movimentação de carga na Serra do Mar: de 7 milhões de toneladas para 28 milhões de toneladas anuais.
Após a entrada em operação das novas locomotivas, deixaram de circular até Santos cerca de dois mil caminhões por dia. Se colocados em fila, eles ocupariam a extensão de 30 quilômetros emitindo volume de CO equivalente ao produzido por 35 mil carros de passeio.

Nenhum comentário: