sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Linha 6-Laranja do Metrô: por que tatuzão vai ‘pular’ uma estação?, OESP

 Com pouco mais de 10% das obras concluídas, a Estação 14 Bis pode ser deixada para o final do cronograma do governo estadual para a Linha-6 Laranja, do metrô de São Paulo. A 14 Bis é uma das 15 estações previstas na linha que vai ligar Brasilândia, na zona norte, à região central da capital.

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Durante os trabalhos, foi descoberto um sítio arqueológico no local, o que tem atrasado as obras. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) disse que o processo de liberação da área é realizado com “máxima celeridade”.

Na segunda-feira, 30, durante visita ao Pátio Morro Grande, ponto de partida da linha que está com 67,6% das obras concluídas, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) adiantou que o ‘tatuzão’, como é conhecida a tuneladora, pode passar direto pela 14 Bis.

Obras do túnel da Linha 6-Laranja vão seguir o cronograma até a Estação 14 Bis, segundo a Linha Uni.
Obras do túnel da Linha 6-Laranja vão seguir o cronograma até a Estação 14 Bis, segundo a Linha Uni. Foto: Governo de SP/Divulgação

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Quando pronta, a linha vai atender mais de 600 mil pessoas.“ Hoje a viagem entre Brasilândia e o centro de São Paulo é de uma hora e meia. A gente vai conseguir fazer esse percurso em 23 minutos”, disse Tarcísio.

Conforme o governo paulista, o cronograma prevê o funcionamento da linha entre as estações Brasilândia e Perdizes, totalizando nove estações, até o fim de 2026. Já o trecho entre Perdizes e São Joaquim (Linha 1-Azul), com outras seis estações, incluindo a 14-Bis, está previsto para ser concluído até outubro de 2027.

A Concessionária Linha Uni informou que a tuneladora sul, chamada ‘Maria Leopoldina’, seguirá o cronograma previsto assim que chegar à Estação 14 Bis-Saracura. “Em relação à construção da estação, que abrange escavação e outras obras civis, a concessionária está em tratativas com o governo do Estado e acompanha as liberações do Iphan, órgão que fiscaliza as atividades de resgate arqueológico na área”, disse, em nota.

Imagens de drone das obras da Linha 6 Laranja na Estação São Joaquim do Metrô
Imagens de drone das obras da Linha 6 Laranja na Estação São Joaquim do Metrô Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A companhia tem outro ‘tatuzão’ que opera na parte norte da linha. “Até o momento, todas as atividades de engenharia possíveis de serem executadas paralelamente ao trabalho de resgate arqueológico já foram concluídas”, afirmou a LinhaUni.

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Das 15 estações previstas no projeto, a que tem as obras mais avançadas é a Estação Santa Marina, com 66,7% dos trabalhos concluídos. Outras sete – Brasilândia, João Paulo I, Freguesia do Ó, Água Branca, Sesc Pompéia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida - têm mais de 50% das obras realizadas.

Ainda não chegaram à metade das obras as estações Maristela, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, Faap-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

A 14 Bis-Saracura é de longe a mais atrasada, o que se deve principalmente aos achados arqueológicos no local. Em 2022 foi encontrado um sítio arqueológico provavelmente do Quilombo do Saracura, que teria se instalado no local em 1889.

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