quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Aviões ficam no chão enquanto preços das passagens decolam, FSP

 Enquanto a inflação das passagens volta a acelerar, aviões de companhias aéreas brasileiras têm ficado parados em solo. O cenário ajuda a pressionar os preços dos bilhetes, já que a menor disponibilidade de voos direciona a demanda do consumidor para a oferta existente.

Na Azul, por exemplo, há atualmente 29 aeronaves de fabricantes e modelos diferentes em solo –cerca de 14% de sua frota, composta por 207 aviões. A Gol chegou à metade do ano com 36 aeronaves sem operação –o que representa um quarto da frota de 141 unidades da empresa.

Imagem de um aeroporto com várias aeronaves estacionadas em frente a um terminal. Ao fundo, há uma vista da cidade com prédios altos e um céu com nuvens. A pista de pouso e decolagem é visível, e algumas aeronaves estão em movimento. O ambiente é urbano, com uma mistura de infraestrutura aeroportuária e paisagem urbana
Aviões estacionados em Congonhas, aeroporto na cidade de São Paulo. - Divulgação/30.jul.2024-Infraero

A Azul afirma que o setor está em meio a uma crise mundial em relação à cadeia de suprimentos, à falta de peças e à disponibilidade de motores, "levando empresas aéreas de todo o mundo a parar centenas de aeronaves".

"De acordo com a Cirium [empresa de dados sobre o mercado de aviação], mais de 600 aviões foram parados esse ano apenas por um fabricante de motor. Esse número cresce quando se leva em consideração os demais fabricantes", diz nota da companhia.

A Gol afirma que "mesmo diante da crise global que afeta toda a cadeia de suprimentos do setor de aviação", "trabalha para garantir uma frota operacional cada vez maior, e vem obtendo resultados consistentes na sua operação".

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (9), o IBGE atualizou os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A inflação das passagens aéreas foi de 4,64% em setembro, contra 0,44% do indicador geral. Os bilhetes acumulam alta de 9,99% em 12 meses, contra 4,42% do percentual geral.

Fábio Pupo (interino), Idiana Tomazelli e Diego Felix.


Nenhum comentário: