domingo, 24 de novembro de 2019

O atraso do moderno no Rio, Elio Gaspari, FSP


Bilhete Único não chegou ao Rio porque cartel privatizou a administração da cidade



O jornalista Ivan Lessa dizia que “a cada 15 anos, o Brasil esquece os últimos 15”. Em 2004, há exatos 15 anos, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, instituiu o Bilhete Único no transporte público do ônibus na cidade. Seria uma pena se o Rio de Janeiro esquecesse o que lhe aconteceu.
Em 2004, a cidade era governada por Cesar Maia e o Estado, por Rosinha Garotinho. O Bilhete Único foi recebido com ceticismo, sobretudo porque implicava num subsídio. Nova York, Paris e Londres subsidiavam seus transportes públicos, mas subsídio era coisa de pobre. Em São Paulo, um transporteca que estivera nas administrações tucanas explicou: “Quanto mais o programa der certo, maior será a arapuca financeira que a prefeitura terá de enfrentar.”

Usuário do Bilhete Único no transporte público em São Paulo
Usuário do Bilhete Único no transporte público em São Paulo - Rivaldo Gomes - 11.jun.19/Folhapress
Saiu Dona Rosinha e entrou Sérgio Cabral, que se intitulava “um gestor”. No lugar de Cesar Maia, ficou Eduardo Paes, outro campeão da modernidade, inimigo dos subsídios.
O Bilhete Único só entrou em vigor no Rio em 2010, seis anos depois de sua implantação em São Paulo. Quem seguisse a discussão com o olhar dos prefeitos e governadores poderia acreditar que a questão girava em torno dos subsídios.
Felizmente o Ministério Público varejou as contas do cartel das empresas de ônibus do Rio e da sua central de propinas, Fetranspor. A discussão da modernidade era fingimento. O negócio dos doutores era o dinheiro das companhias de ônibus, que não queriam o bilhete. Lélis Teixeira, poderoso presidente da Fetranspor, contou como o cartel azeitava çábios do Executivo, Legislativo e Judiciário do Rio para garantir tarifas e incentivos fiscais que beneficiavam as empresas. O ex-governador Anthony Garotinho, patrono e marido de Rosinha, bem como seus sucessores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, estavam no esquema. Dois estão na cadeia e o casal passou por ela.
No governo de Cabral, quem negociava a instituição do Bilhete Único era o “capo” José Carlos Lavouras, que está foragido em Portugal. Num de seus pacotes, as propinas ficaram em R$ 19 milhões. Segundo Teixeira, a Fetranspor financiou duas campanhas de Eduardo Paes, mas não soube dizer quanto custou o mimo.
O Bilhete Único não demorou seis anos para chegar ao Rio porque a discussão dos subsídios para o transporte público exigia estudos sérios. Ele demorou para chegar porque o cartel dos ônibus havia privatizado a administração da cidade. O atraso da corrupção sabe se fantasiar de modernidade liberal e privatista.

Eremildo, o idiota, dá atenção ao que diz o presidente

O capitão contou que o governador manipula a investigação da morte de Marielle

EREMILDO, O IDIOTA

Eremildo é um idiota e dá muita atenção ao que diz Bolsonaro. O capitão contou que o governador Wilson Witzel (Harvard fake ‘15) “vinha manipulando” a investigação policial para desvendar o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. Depois disse: “Parece que não interessa à esquerda chegar aos mandantes do crime.”
O cretino sempre suspeitou que o doutor Witzel fosse de esquerda.

FRIGIDEIRA

O repórter Ancelmo Gois disse tudo: “Pedro Guimarães, presidente da Caixa, virou um queridinho da família Bolsonaro. Isso quer dizer: tanto nada... ou muita coisa.” 

PODEROSOS E MALCRIADOS

O presidente da Huawei latino-americana e seu executivo no Brasil foram ao palácio do Planalto conversar com Bolsonaro. Na saída, não quiseram falar com a imprensa. Jogo jogado, contudo, houve uma hora em que não quiseram dizer seus nomes.
Os doutores Zou Zhikei e Wei Yao deveriam ter melhores modos, até porque para a maioria dos brasileiros, suas sopas de letras não querem dizer coisa alguma.

PIRRAÇA

O juiz Marcelo Bretas voltou a reter o passaporte de Michel Temer. Terá a decisão revogada.

DIPLOMACIA DE DOADOR

Gordon Sondland, o embaixador americano na Comunidade Europeia metido na encrenca ucraniana nunca foi da carreira. Chegou lá porque deu US$ 1 milhão para a festa da posse de Trump. 
Um dia depois do fatídico telefonema de Trump para seu colega ucraniano, ele ligou para o presidente dos Estados Unidos de um restaurante de Kiev. Os dois falavam tão alto que a outra pessoa sentada à mesa ouviu:
— Ele vai fazer a investigação? (Trump falava da ação contra o filho de Joe Biden, candidato pelo partido Democrata à presidência.)
— Ele vai fazer o que você pedir. 
Botar dono de hotel em embaixada dá nisso.

Nenhum comentário: