quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A era do pix, The News

 

(Imagem: Banco Central | Reprodução)

Quem nunca ouviu um “faz o PIX”? Ano vai, ano vem, e os pagamentos pela modalidade seguem batendo recorde.

No ano passado — é 2023, viu? —, foram +R$ 15 trilhões movimentados O aumento foi de 40% no ano a ano. Para se ter noção, o PIB do Brasil em 2022 fechou em R$ 9,9 tri.

  • São +158M de contas cadastradas no PIX, sendo 144M de pessoas físicas. É, nada mal para um país com 200 milhões de habitantes…

Fato é que as transações via PIX já superaram todas as outras modalidades, e, em 2022, o sistema digital virou o meio de pagamento mais usado em todo o país.

Próximo alvo: cartão de crédito. O BC preparou algumas novidades para os próximos meses pensando em expandir ainda mais o sistema. Além do chamado “BolePIX”, as duas principais são o PIX agendado e o PIX parcelado.

No agendado, a ideia é que todos aqueles valores que você paga com certa recorrência sejam pagos automaticamente, sem você nem sentir — só no bolso. risos.

Ou seja, as mais variadas contas e até assinaturas de streamings vão poder ser pagas via PIX mês a mês. Some isso à possibilidade de parcelar pagamentos e… pra quê cartão de crédito?

A relevância: As empresas têm todos os motivos para amar tudo isso, já que hoje elas precisam firmar acordos com cada banco para permitir pagamentos mensais automáticos. Com o PIX, tudo fica centralizado num sistema único.

Nenhum comentário: