Marinhos must be happy. Assim como você precisa comprar anúncios para o seu negócio, o Lula, assim como qualquer outro presidente, precisa comprar anúncios para promover as ações, campanhas e programas do governo.
- Acontece que, desde sua chegada, houve uma alteração significativa na distribuição desses gastos com publicidade governamentais.
Depois de quatro anos equiparada aos seus colegas de setor, o Grupo Globo reassumiu a liderança como maior beneficiário dos patrocinados da gestão petista.
Em apenas seis meses, a Globo recebeu cerca de R$ 54,4 milhões em verba de anúncios do governo Lula, superando as outras emissoras por uma margem bem considerável.
Os dados indicam uma disparidade grande nos gastos com publicidade em comparação ao governo anterior, que distribuía os valores de forma mais equitativa entre as emissoras.
(Imagem: creative content studio | the news)
Analisando os números
Sob comando de Lula, sozinha, a Globo detém 57% dos gastos. Isso é quase 30 pontos percentuais a mais que o total das outras grandes emissoras — Record, Band e SBT. Somadas, elas ficam com 29% do share.
No governo anterior, 49% da verba de publicidade era dividida entre elas, sendo 22% para a então líder Record, enquanto a Globo ficava com 20%.
- A campanha mais cara até o momento custou R$ 32,7 milhões, com objetivo de promover os feitos dos 100 dias de gestão Lula.
Segundo a Secom, os grupos têm números diferentes de veículos, audiência e o portal de despesas está “em constante atualização”, sem dizer qual critério utiliza para direcionar os recursos de TV.
Bottom-line: O expressivo aumento financeiro recebido pela Globo pode impactar a concorrência na indústria da mídia, potencialmente fortalecendo a hegemonia do veículo e o cenário da publicidade no país.
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