quarta-feira, 26 de abril de 2023

Curitiba começa a testar ônibus para plano de eletromobilidade, EPBR

 

A capital paranaense começa a testar nesta sexta (28/4) um ônibus elétrico da chinesa BYD no transporte coletivo. A avaliação marca o início da série de exames técnicos que vão servir de base para o plano de eletromobilidade do município. 
 
Os resultados vão subsidiar a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal em 2024
 
A BYD é uma das seis empresas cadastradas no edital de chamamento público lançado pela prefeitura de Curitiba em maio de 2022, exclusivamente para testes em larga escala de ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT).
 
Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo também fornecerão veículos para os estudos, que devem ocorrer até outubro.
 
Em setembro do ano passado, a Higer fez uma demonstração em cinco linhas do transporte coletivo de Curitiba. Na ocasião, 3.923 pessoas utilizaram o ônibus elétrico. 
 
Este ano, a montadora apresentará seu veículo dentro dos critérios do edital para avaliação técnica.
 
Durante 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, os veículos vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.
 
A ideia é avaliar a performance do ônibus em diferentes características e condições viárias, com a variação de carga, consumo de energia, cumprimento da autonomia propagandeada, níveis de ruídos e o desempenho em variadas topografias (subidas, descidas e planos).

 “Trata-se de uma tecnologia nova, que precisa ser avaliada dentro da realidade do transporte coletivo. O teste técnico é muito importante para medir qual é a performance dos diversos modelos elétricos, mapear resultados e ainda verificar possíveis desafios”, explica Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo de Curitiba.
 
Até 2030, 33% da frota de ônibus da cidade deverá operar com emissão zero, alcançando 100% até 2050.  
 
No caso da BYD, a montadora garante que cada ônibus elétrico evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo (considerando 72mil km rodados/ano).
 
Além de poder reduzir em até seis vezes a despesa mensal com abastecimento, em comparação com um ônibus a diesel.

Ficha técnica:
O modelo Attivi Express conta com carroceria urbana articulada da Marcopolo, desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em médias e grandes cidades. Tem capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas. As baterias serão carregadas à noite na garagem da empresa Glória. Ao todo, doze motoristas (dez homens e duas mulheres), serão treinados para dirigir o ônibus da BYD.

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