quinta-feira, 16 de março de 2023

Agora, foi o Credit Suisse, The News


ECONOMIA

(Imagem: Bloomberg | Reprodução)

Credit Suisse foi como aquele aluno que faz uma pergunta para o professor quando a aula já acabou e está todo mundo pronto para ir para o intervalo.

Explicando… Quando toda a tensão do mercado pela falência do Silicon Valley Bank estava passando, o Credit Suisse caiu para sua mínima recorde.

  • Pra ter uma ideia, o valor do banco chegou a cair mais de 30% só ontem, chegando a uma queda acumulada de 96% em relação ao seu pico histórico.

Por que isso aconteceu? Depois de uma retirada de capital em massa no ano passado, o Saudi Nacional Bank disse que não poderia mais fornecer suporte financeiro ao banco suíço.

Why it matters

O Credit é um “globally systematically important bank” — os chamados “too big to fail”. Em outras palavras, se ele quebra, gera um efeito cascata que poderia colapsar todo o sistema financeiro mundial.

Bom… Se o Fed entrou em ação na quebra do SVB — que nem é um “tbtf” —, o Banco Nacional Suíço seguiu os passos com o Credit, se comprometendo a financiá-lo se fosse necessário.

Durante a madrugada de hoje, o banco anunciou que aceitará, pegando até US$ 54 bilhões em empréstimos.

Takeaway: Apesar do caso do Credit Suisse não ter relação direta com o caso do SVB, os dois em sequência trouxeram uma preocupação mais ampla sobre a posição dos bancos com o atual cenário de altas taxas de juros.

Nenhum comentário: