terça-feira, 28 de março de 2023

O velho marketing x O novo marketing: entenda a diferença, André Janones e Edu Moreira

 O universo da comunicação digital está cada vez mais competitivo. As marcas, empresas, causas e candidatos políticos disputam a atenção dos usuários nas redes sociais.

Com isso, o “velho” marketing — que simplesmente interrompia as pessoas por meio de comerciais e anúncios — já não tem a mesma efetividade. No lugar do antigo “marketing de interrupção" surgiu um novo conceito introduzido pelo especialista Seth Godin: o “marketing de permissão”.

Marketing de permissão é uma estratégia que se concentra em obter permissão dos clientes para entrar em suas vidas com mensagens relevantes e valiosas. Ao invés de interromper o fluxo de informações das pessoas com anúncios invasivos, o marketing de permissão busca estabelecer uma conexão mais autêntica e respeitosa com o público.

Na prática, uma das principais diferenças é a seguinte:

  • O “velho” marketing é feito em apenas um passo que dá uma ordem ao cliente, como “compre meu produto” ou “vote no candidato tal”.
  • O novo marketing de permissão é feito em dois passos. Primeiro distribui conteúdo de valor (em vídeo, texto ou imagem) para criar uma conexão e construir um relacionamento com o público, e só depois solicita algum tipo de ação, seja a compra, o compartilhamento do conteúdo ou o apoio político.

Mas como exatamente podemos aplicar o marketing de permissão? Aqui estão algumas indicações sobre como começar:

  1. Ofereça conteúdo de qualidade: Em vez de somente enviar ofertas promocionais, tente fornecer conteúdo útil e informativo. Isso pode ser feito na forma de artigos, vídeos ou aulas educativas, por exemplo.
  2. Peça permissão: Antes de começar a enviar qualquer tipo de conteúdo, certifique-se de que seus clientes concordam em recebê-lo. Isso pode ser feito por exemplo criando grupos de WhatsApp ou Telegram, onde as pessoas que têm interesse no assunto entram para receber informações exclusivas.
  3. Seja relevante: Certifique-se de que o conteúdo que você envia seja algo importante para seu público-alvo. Leia os comentários das postagens, converse com as pessoas e use informações coletadas sobre o público para personalizar suas mensagens e gerar identificação.
  4. Seja consistente: Para manter uma conexão forte com sua audiência é importante criar conteúdo de valor sempre, e não somente quando você quer vender algo ou gerar algum tipo de convencimento. Contribua com a vida das pessoas continuamente (sem exageros) para estabelecer um relacionamento de confiança com elas.

O conceito de marketing de permissão tem relação com algumas das estratégias mais importantes utilizadas por André Janones na campanha vencedora da última eleição presidencial.

Na aula online e aberta "Guerrilha Digital", com mediação de Eduardo Moreira, Janones vai compartilhar bastidores dessas estratégias de campanha, além de ensinar técnicas avançadas de marketing digital.

Será nesta quinta-feira, 30 de março às 20h (horário de Brasília).

Nenhum comentário: