terça-feira, 16 de junho de 2020

Corticoide dexametasona reduz mortalidade em pacientes graves com Covid-19, diz estudo, NYT, FSP

Reino Unido anunciou que o medicamento será usado em pacientes hospitalizados

NOVA YORK | AFP e THE NEW YORK TIMES

Cientistas da Universidade de Oxford anunciaram nesta terça (16) que um corticosteroide barato, a dexametasona, é o primeiro medicamento que comprovadamente reduz de forma significativa a mortalidade de pacientes com Covid-19 hospitalizados. Os dados são de um ensaio clínico com 6.000 pacientes.

"A dexametasona é o primeiro medicamento que melhora a sobrevivência em caso de Codiv-19", disse em um comunicado Peter Horby, professor de doenças infecciosas em Oxford e um dos principais autores do estudo britânico Recovery. "O benefício é claro e amplo em pacientes que estão doentes o bastante para necessitar de tratamento com oxigênio."

Horby disse que o medicamento deve se tornar o tratamento padrão desses pacientes, e ressaltou que o remédio é barato, amplamente disponível e pode ser usado imediatamente.

O medicamento reduziu as mortes em um terço em pacientes que recebiam ventilação pulmonar. Os pesquisadores não viram benefícios em usar o medicamento em pacientes que não precisavam de suporte respiratório.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, anunciou nesta terça que o Reino Unido começará a administrar imediatamente dexametasona em pacientes com a Covid-19 depois dos resultados desse estudo.

[ x ]

"Estamos trabalhando com o Serviço Nacional de Saúde para que o tratamento padrão contra a Covid-19 inclua a dexametasona a partir desta tarde", disse Hancock.

O governo começou a estocar o medicamento meses atrás, porque estava esperançoso sobre o potencial da droga, segundo Hancock, e agora tem mais de 200 mil doses à mão.

Nenhum comentário: