terça-feira, 30 de junho de 2020

Novas diretrizes para tempos de paz, PATRÍCIA KOGUTS, O Globo

 
Estúdio de Hollywood (Foto: Eric McCandless/ABC)Estúdio de Hollywood (Foto: Eric McCandless/ABC)

 

Quando a gripe espanhola aconteceu, em 1918, as atividades nos estúdios de Hollywood demoraram um ano para voltar ao normal. O cinema era uma indústria mais acanhada e a televisão e o streaming ainda não tinham nascido. Hoje, esse ramo emprega milhões. A pandemia do coronavírus pegou o setor em meio a um boom que rendeu mais de 500 séries originais em 2019. Agora, claro, está tudo parado. As previsões mais otimistas apostam que as atividades serão retomadas em julho ou agosto. Os mais realistas falam em setembro.

Nos bastidores, há muitas discussões sobre novas diretrizes para que isso aconteça sem perigo. É o que detalha uma reportagem publicada no “Deadline.com” e que vem circulando entre profissionais da área aqui no Brasil.

Um dos principais pontos da discussão é a limitação de pessoas no set. Os estúdios também estão revendo o papel de cada membro da equipe. A ideia é reduzir a presença de profissionais. E mais: separar as pessoas em grupos menores e posicioná-las em lugares diferentes, quando possível, para evitar reuniões.

 

SIGA A COLUNA NAS REDES

No Twitter: @PatriciaKogut

No Instagram: @colunapatriciakogut

No Facebook: PatriciaKogutOGlobo

 

Tudo será repensado nas séries: desde as fotos, até a maquiagem, o figurino e a produção de arte. Ninguém poderá compartilhar ferramentas, como chaves de fenda ou martelos. Os cuidados com a alimentação serão redobrados. Os roteiros, adaptados. Criadores estão se perguntando se não seria chocante retratar personagens num jantar em família, por exemplo, ou numa boate lotada.

Existe a intenção de fazer testes diários da doença em todos os envolvidos em gravações. Para isso, as pessoas terão de chegar pelo menos uma hora mais cedo ao trabalho. Os estúdios preparam ainda um questionário de saúde e elaboram um treinamento de hábitos de higiene.

Será um mundo todo novo e bem estranho.

Nenhum comentário: