Durante as Olimpíadas de Paris, ocorreram duas competições simultâneas: uma entre os atletas em suas modalidades e outra entre a CazéTV e a Globo, disputando para ver qual faria a melhor cobertura e conquistaria mais audiência.
O assunto em debate não é o esporte, mas modelos de negócios e o futuro do veículo de comunicação que reina soberano no Brasil há 50 anos. Mas como determinar quem venceu essa batalha entre Davi e Golias?
A maneira mais óbvia de fazer isso é comparando os resultados de audiência. A Globo estimou que cerca de 140 milhões de pessoas assistiram aos Jogos por meio dela, enquanto a CazéTV reportou 41 milhões de dispositivos acessando seu conteúdo, gerando 5 bilhões de visualizações. São dados diferentes, não dá para comparar.
A Globo provavelmente levou vantagem entre espectadores mais velhos e aqueles que vivem em áreas sem acesso à banda larga.
Por outro lado, a CazéTV ofereceu vantagens para moradores de cidades, não apenas jovens. Por exemplo, disponibilizou o conteúdo no YouTube, um ponto de encontro popular e aberto. A Globo exige que sua audiência acesse o GloboPlay, o "cercadinho" da empresa na internet.
O YouTube não é apenas um espaço com mais pessoas. Eventos com grande audiência ganham destaque na plataforma através de algoritmos de recomendação, gerando ainda mais audiência. E diferente da lógica da difusão, a transmissão na internet continua a atrair espectadores após o evento.
Globo e CazéTV também competiram no campo da estratégia e da linguagem. A Globo fez a cobertura das Olimpíadas como um exército bem treinado; tudo funciona conforme o manual e cada peça tem seu lugar. A CazéTV, por sua vez, adotou táticas de guerrilha. Trocou sofisticação e controle por uma abordagem descontraída, típica da internet, onde erro e improviso sinalizam autenticidade.
No quesito polêmica, a CazéTV venceu por WO. Seus apresentadores discutiram fofocas sobre a seleção feminina de vôlei, além de afirmarem que atletas sem chances de medalhas vão para os jogos para "comer gente". E polêmica engaja.
O resultado das transmissões não mostra que a Globo tenha sido superada, mas que ela enfrenta dificuldades para se reinventar, apesar de seu tamanho e força. Neste momento, ela perde para si mesma.
A CazéTV evita o embate, se apresentando como um canal para jovens. Apesar do nome despretensioso, seu pacote mistura online e offline, conteúdo grátis e monetização, planejamento e experimentação. Mais do que vencer, eles mostram o que essa fórmula possibilita fazer. E indicam o rumo do futuro.
spyer@uol.com.br
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