segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Kamala Harris cresceu, e Trump pode virar azarão, Elio Gaspari, FSP

 Os debates de Kamala Harris com Donald Trump poderão mudar a posição do republicano de favorito a azarão. Isso está acontecendo porque ela começa a encarnar um movimento, algo maior que uma candidatura.

No início de 2008, Vernon Jordan (1935-2021), destacado militante dos direitos civis, apoiava a candidatura de Hillary Clinton. Ela era sua amiga de 30 anos e foi Jordan quem convenceu Hillary Rodham a assinar-se como Clinton.

Passados uns meses, Jordan foi para a campanha do senador Barack Obama e explicou: "É duro disputar contra um movimento".

Em pé diante de um pulpito, com várias pessoas ao fundo abaixo de um painel azul com estrelas brancas, Kamala, uma mulher negra de pele clara, cabelos lisos e castanhos na altura dos ombros, sorri. Ela usa blazer azul claro e blusa branca
A vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, durante evento de campanha na Carolina do Norte

A chance de Tabata

baixo nível do primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de São Paulo levantou a bola para Tabata Amaral.

Depois de ter buscado alianças em campo minado a candidatura da jovem deputada patinava.

Nunes e as milícias

O prefeito Ricardo Nunes disse que desconhece que haja milícias atuando em São Paulo. Talvez ele desconheça também que Neil Armstrong foi à Lua.


Vidas facilitadas

O ministro Luis Felipe Salomão deixará a Corregedoria Nacional de Justiça com boas notícias.

Terça-feira o Conselho Nacional de Justiça poderá decidir a passagem para os 3.000 cartórios do país de inventários quando houver testamento registrado e consenso entre os herdeiros. Mais: os divórcios consensuais também passarão para os cartórios, ficando na Justiça o arbitramento de alimentos e a regulamentação da convivência familiar.

De um lado, facilita-se a vida dos cidadãos. De outro, desobstruem-se os congestionamentos na Justiça.

Noutra iniciativa, o CNJ já criou um aplicativo de celular que autoriza a doação de órgãos. Na sua primeira semana de existência, o programa quintuplicou o número de potenciais doadores.

Dois programas destinados ao andar de baixo já deram os seguintes resultados:

Foram emitidas cerca de 70 mil certidões de idade para quem vive na rua. Isso abriu-lhes o caminho para buscar benefícios sociais.

Neste ano, foram emitidos em torno de 200 mil títulos de propriedade, a custo zero. Esse programa começou na comunidade de Heliópolis (SP).

Olhando-se para o andar de baixo, é fácil fazer as coisas, basta trabalhar.

Nenhum comentário: