Texto de Camila Fresca na Revista CONCERTO de julho de 2015
Nascido no distrito de Pont-l’Evêque, em Honfleur, Satie teve as primeiras aulas de piano ainda criança. Mudou-se para a capital francesa em 1878 e com 14 anos ingressou no Conservatório de Paris. Um de seus primeiros empregos foi como pianista do famoso cabaré Le Chat Noir, onde teria se apresentado ao gerente, em 1887, como “gymnopedista”, pouco antes de escrever suas famosas Gymnopédies para piano (acredita-se que o nome venha do antigo festival grego Gymnopaedia, dedicado ao deus Apolo, durante o qual jovens nus dançavam ao som de flautas e liras). Mais tarde, ele também se apresentaria como “phonometrician” (“medidor de sons”). No Chat Noir, o humorista Alphonse Allais o apelidaria de “Esotérik Satie”. Já nesta época, escreveu peças curtas para piano, impregnadas do estilo do cantochão medieval. E foi também nesses anos que conheceu Debussy, com quem estabeleceria uma longeva amizade.
Em 1891, Satie ingressou na então recém-criada Ordem Cabalística da Rosa-Cruz. Mais tarde, fundou sua própria igreja, L’Eglise Métropolitaine d’Art de Jésus Conducteur (Igreja Metropolitana de Arte de Jesus como Guia), da qual era o único membro. O compositor viveu em Montmartre até 1898, quando se mudou para um modesto quarto em Arcueil, subúrbio industrial de Paris, onde permaneceu pelo resto da vida. Caminhava nove quilômetros todos os dias para ir a Montmartre – onde continuava ganhando a vida tocando em cabarés. Aos 36 anos, decidiu retomar seus estudos musicais do zero e matriculou-se na Schola Cantorum, de onde saiu com um diploma de contraponto três anos mais tarde.
Em 1911, o nome de Satie começou a ganhar projeção quando Maurice Ravel mostrou ao público algumas de suas obras. Àquela altura, ele compunha muito, escrevendo cerca de sessenta peças para piano ao longo de três anos e dando início a sua fase “humorística”, com obras como Prelúdios flácidos para um cão, Embriões ressecados e Três distintas valsas do precioso enfadado – uma paródia maldosa das Valsas nobres e sentimentais de Ravel.
Alguns anos depois ele chamou atenção novamente, então através de Jean Cocteau, que lhe encomendou uma peça para uma nova coreografia dos Balés Russos. Nascia Parade (1917), sua obra-prima, com música inovadora e original, que incorporava à partitura sons de máquina de escrever, sirene e tiro de pistola. No momento de redigir o programa para o espetáculo, Apollinaire criou um neologismo, “surrealismo”, palavra que mais tarde designaria todo um movimento artístico.
Em 1920, Satie escreveu outra de suas obras mais importantes, Sócrates, drama sinfônico para quatro personagens e pequena orquestra, com textos de três dos Diálogos de Platão. Também nessa época fez uma experiência, junto com o jovem Darius Milhaud, de musique d’ameublement (ou música ambiente). A música seria como uma mobília, preenchendo o ambiente, fazendo parte dos ruídos naturais e os levando em conta, sem se impor. Na época, porém, tal ideia pareceu mais um gesto excêntrico do compositor. Em 1925, após anos de excessos com a bebida e uma pleurisia, faleceu, no dia 1º de julho, depois de vários meses no hospital onde recebeu os últimos sacramentos da Igreja católica.
Satie era considerado por seus contemporâneos um sujeito excêntrico e irreverente. Além de compor, também gostava de escrever e fazer caricaturas, inclusive dele mesmo. Era famoso por possuir doze ternos idênticos. Além disso, fazia coleção de guarda-chuvas e cachecóis, detestava sol e, durante uma época, alimentou-se apenas de comida branca, como arroz, ovo, coco, peixe, nabo e queijo.
Grande parte de sua música tem um caráter suave, sem fidelidade a qualquer estética. As melodias são melancólicas e hesitantes, e as composições, em geral, curtas. À época, a música de Satie foi apreciada por poucos e desprezada pela maioria dos compositores e dos críticos. Seus detratores alegavam fragilidade musical, tanto por uma suposta formação deficiente (chegou a ser chamado de músico amador diversas vezes) quanto pelos recursos técnicos empregados em obras que se revelariam miniaturas musicais com escalas pouco convencionais, harmonias estranhas e ausência de virtuosismo instrumental.
Satie foi um dos precursores do Minimalismo, abolindo estruturas complexas e sofisticadas, com absoluto despojamento e simplicidade da forma. Exemplo disso foi a peça Vexations (1893), formada por 32 compassos que se repetem 840 vezes. Sua produção compreende principalmente obras para piano, mas há também peças orquestrais, de câmara e para voz solo. “A obra de Satie é desconcertante – chega à plena provocação – com suas linhas e seus ritmos simples, seus encadeamentos harmônicos inesperados, a extrema originalidade de sua linguagem que escapa a uma análise tradicional, o que punha em fúria certos ‘profissionais’ de seu tempo”, afirmou a estudiosa Michèle Reverdy.
Embora pouco prestigiado nos círculos convencionais, Satie foi figura relevante no cenário de vanguarda parisiense do começo do século XX. Além do Minimalismo, foi precursor de movimentos artísticos como o teatro do absurdo. Despertava admiração nos jovens compositores, e acredita-se que mesmo Debussy e Ravel tenham sido influenciados por sua música despojada e irreverente.
Em 1923, foi formada a Escola de Arcueil (em referência ao bairro em que Satie morava), da qual faziam parte Henri Pawl-Pleyel, Roger Desormière, Maxime Jacob e Henri Sauguet, discípulos sem nenhuma posição estética definida, apenas uma declarada admiração pela sobriedade e pela simplicidade de seu mestre. Satie foi igualmente inspirador – uma espécie de “padrinho” – para o Grupo dos Seis (alusão aos russos do Grupo dos Cinco), vanguarda que reagiu contra a influência do Romantismo e do Impressionismo, formada pelos músicos Darius Milhaud, Arthur Honegger, Francis Poulenc, Georges Auric, Louis Durey e Germaine Tailleferre. Também John Cage declarou sua admiração e a influência que sofreu do músico. Nas palavras de Roland de Candé, “Satie era, ao mesmo tempo, subversivo e modesto”. “Tinha por demais o espírito de contradição para ser um epígono e humor demais para se levar a sério fundando uma escola.”
Linha do tempo
1866
Nasce no distrito de Pont-l'Evêque, em Honfleur, França
1880
Inicia as aulas no Conservatório de Paris
1887
Passa a trabalhar como pianista no cabaré Le chat noir
1888
Escreve as três Gymnopédies
1891
Ingressa na Ordem Cabalística da Rosa-Cruz
1898
Instala-se em Arcueil, subúrbio industrial de Paris
1902
Aos 36 anos, decide retomar os estudos musicais e matricula-se na Schola Cantorum
1911
O nome de Satie começa a ganhar projeção quando Ravel mostra ao público suas obras
1917
Por influência de Jean Cocteau, escreve o balé Parade
1920
Escreve o drama sinfônico Sócrates
1923
É formada a Escola de Arcueil, por jovens compositores que tinham em comum a
admiração pela música de Satie
1925
Falece no dia 1º de julho
Concerto. com
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