Antes de fazer piada sobre o PIB, presidente assinou MP que ajuda TVs aliadas
No já célebre documentário “Get Me Roger Stone” (Netflix, 2017), o consultor político que ajudou a tornar Donald Trump presidente dos Estados Unidos ensina: “Política é show business para pessoas feias”. E acrescenta: “Você acha que os eleitores não sofisticados sabem diferenciar entretenimento de política?”.
Trabalhando como lobista e marqueteiro de políticos do Partido Republicano desde os anos 1960, Stone carrega uma tatuagem com o rosto de Richard Nixon nas costas e se orgulha de ter sugerido a Trump disputar a Presidência dos Estados Unidos já nos anos 1980.
Agora em fevereiro, Stone foi condenado a três anos e quatro meses de prisão, por sete crimes, entre os quais mentir ao depor sob juramento no Congresso e ameaçar testemunha no caso que investigava a possível influência russa na eleição de 2016.
Ainda assim, muitas das lições que transmitiu a Trump continuam sendo utilizadas, e não apenas nos Estados Unidos. Nos espetáculos de stand-up que o presidente Jair Bolsonaro oferece quase diariamente na entrada do Palácio da Alvorada, é possível notar o exercício de transformar a política num show que mistura desinformação e ultraje.
Nesta quarta-feira (4), o presidente renovou o número fazendo-se acompanhar do humorista Marvio Lucio, o Carioca, caracterizado como Bolsonabo —nome que deu à sátira de Bolsonaro apresentada originalmente no programa “Pânico na Band”, em 2017.
Questionado pelos jornalistas sobre o resultado medíocre do PIB divulgado naquela manhã, Bolsonaro fez piada e transferiu a pergunta a Bolsonabo, que respondeu: “O que é PIB? Paulo Guedes, Paulo Guedes”. Os repórteres ainda insistiram um pouco, mas vendo que o presidente seguia transferindo para o humorista as questões, decidiram desistir de perguntar.
Recém-contratado pela Record, Carioca vai exibir o resultado de seu encontro com Bolsonaro no Alvorada neste domingo (8), no programa Domingo Espetacular.
Um dia antes do stand-up, o Diário Oficial trouxe medida provisória assinada pelo presidente autorizando a volta dos sorteios de prêmios na televisão, um tipo de negócio proibido no final dos anos 1990 por ser considerado lesivo aos consumidores.
Com efeito imediato, mas sujeita à avaliação do Congresso, a MP foi articulada, como a Folha mostrou, ainda em 2019, numa reunião do chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Fabio Wajngarten, com executivos de RedeTV!, Record, SBT e Band.
Conforme o texto dos repórteres Gustavo Uribe e Julio Wiziack, as emissoras miram a volta desse negócio como forma de conseguir novas receitas. Segundo relatos de participantes da reunião, a RedeTV!, aliada do governo, atuou no encontro como porta-voz dos demais canais.
MÉDICO E REPÓRTER
A reportagem de Drauzio Varella sobre o preconceito enfrentado por mulheres trans em presídios, exibida há uma semana no Fantástico, comoveu. A certa altura, o médico e entrevistador se levanta e abraça a presa Suzy, que relatou estar sem receber visitas há mais de sete anos.
Em tempos de apelação barata e sensacionalismo na TV, histórias humanas contadas sem pieguice e sem assistencialismo têm o poder de gerar empatia.
Com atuação como colunista ou repórter em diferentes mídias desde os anos 1980, sempre dedicado ao esclarecimento e à divulgação científica para leigos, Drauzio e sua voz parecem ter adquirido uma relevância ainda maior.
Com seu olhar humanista, atento aos mais desfavorecidos, e o combate a mitos e fake news variadas, o médico tem ensinado a muitos o que é jornalismo.
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