segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Alckmin irá a inauguração de estação de esgoto em SP que ele iniciou como governador, FSP

 O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou presença na inauguração de uma estação de tratamento de esgoto na cidade de Pitangueiras (SP), na região de Ribeirão Preto, em 19 de janeiro.

A obra, no pequeno município de 33 mil habitantes, tem um significado especial para ele: foi iniciada quando era governador do estado, há cerca de uma década.

Mesmo exercendo os cargos de vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Alckmin tem mantido contato com a política paulista, recebendo com frequência prefeitos e deputados do estado. Ele é citado como possível candidato a governador em 2026.

O vice também confirmou presença em evento da Frente Nacional de Prefeitos nos dias 4 e 5 que ocorrerá em Ribeirão Preto. O convite foi entregue pelo prefeito da cidade, Duarte Nogueira (PSDB), que é vice-presidente da entidade.


site 

Alckmin vai inaugurar Estação de Tratamento de Esgoto de Pitangueiras

12/01/2024

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, estará em Pitangueiras/SP no dia 19 de janeiro para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), considerada a maior obra da história do município.

O evento será realizado na Praça da Matriz (São Sebastião), às 10h, e também contará com a presença de outras autoridades federais, estaduais e municipais. O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ainda vai confirmar presença.

A ETE de Pitangueiras entrou em operação em dezembro do ano passado tratando 100% do esgoto coletado. O investimento na concretização dessa obra totalizou R$ 17,6 milhões de reais provenientes de recursos próprios e também do Governo do estado de São Paulo, por meio do Desenvolve SP.

De acordo com o prefeito Marquinho Soriano, com a ETE, Pitangueiras passa a ser elevada a um novo patamar de desenvolvimento. “Agora, vamos começar a atrair mais indústrias, que vão gerar emprego para a população e, além disso, essa obra desempenha um papel fundamental na preservação ambiental, no fomento da saúde pública e no desenvolvimento sustentável do município”, destaca Soriano.

A preservação da água é ponto central da ETE, pois vai possibilitar a recuperação do córrego Pitangueiras e de trecho do Rio Mogi-Guaçú, que sempre receberam esgoto sem nenhum tratamento.

Construída em uma extensa área de 73.224,31 m², a ETE de Pitangueiras está estrategicamente situada no Km 362 da rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322), com uma capacidade de tratar 130,42 litros de esgoto por segundo.

Possui Emissário Bruto, Estação Elevatória de Esgoto (EEE), Linha de Recalque, Travessia Aérea com método não destrutivo “MMD” e um Sistema de Tratamento de Efluentes por lagoas: lagoa anaeróbia, com dimensões de 60×60 e extensão de 3600,00m²; e lagoa facultativa 1, com dimensões de 162,15 x 85,27 d extensão de 13.826,53m².

 

Nenhum comentário: