(Imagem: Ártica Asset Management | Reprodução)
Muitas caras conhecidas. Os 513 escolhidos para representarem os mais de 210 milhões de cidadãos na Câmara dos Deputados foram definidos neste final de semana, com ar de poucas mudanças.
Do número total, 287 candidatos foram reeleitos e 226 em primeiro mandato, fazendo destas eleições a com menor percentual de renovação desde 1998, com apenas 39% de novos deputados.
Mas o número poderia ser ainda maior… No total, 446 deputados tentaram a reeleição neste ano, a maior taxa de recandidatura desde 1990, mas apenas 64% deles conseguiram ficar por mais 4 anos na Casa legislativa.
Como ficou a composição? O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, teve o maior número de eleitos, com 98, seguido pelo PT, do seu concorrente Lula, com 68. Você pode saber de todos os partidos, clicando aqui.
Maior representação feminina: 91 mulheres foram eleitas como deputadas federais, representando algo próximo a 18% das cadeiras da Câmara. Isso representa um aumento de quase 20% em comparação com 2018, quando elas eram 77.
Zoom Out: Apenas 23 partidos serão representados na Casa, caindo das 30 siglas que elegeram deputados em 2018. Isso tende a ser algo bom para o próximo presidente, por facilitar negociações para aprovação de medidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário