segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Bolsonaro não aceita discutir futuro político e adia conversa sobre oposição a Lula, dizem aliados, OESP

 BRASÍLIA - A derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL), primeiro a não se reeleger na história recente do País, deve fazer com ele que se recolha por um tempo da política, em vez de assumir a liderança da oposição ao futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aposta no ostracismo decorre de declarações do próprio Bolsonaro, apesar do desempenho nas eleições. Passadas mais de 15 horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar oficialmente a vitória do petista, o presidente permanece em silêncio.

“Eu acho que ele vai se recolher. Ele sempre reclamou muito: ‘O que eu estou fazendo aqui? Poderia estar na minha chácara, pescando’”, lembra o deputado eleito Alberto Fraga (PL-DF), amigo de Bolsonaro há 40 anos, sobre os hábitos de pescar na região de Angra dos Reis (RJ), onde o presidente tem uma casa na Vila de Mambucaba. “Do jeito que ele não tem ligação com a mídia, quando deixar de ser presidente ninguém vai procurar Bolsonaro. Político sem mandato é abelha sem ferrão.”

Bolsonaro sempre se queixou da tarefa de presidir o País. Reclamava de falta de privacidade, de cansaço, de tempo para se distrair e chegou a dizer que não levava jeito para ser presidente. “Não tinha nada para estar aqui, nem levo jeito”, disse ele ao discursar em fórum de investimentos, em junho. “Nasci para ser militar, entrei na política por acaso.”

O presidente Jair Bolsonaro se mantém em silêncio horas após a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente Jair Bolsonaro se mantém em silêncio horas após a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Foto: Wilton Junior/Estadão

Às vésperas do primeiro turno, o presidente deu uma indicação de falta de expectativa para o futuro, ao falar a um podcast de influenciadores evangélicos. “Se for a vontade de Deus, eu continuo. Se não for, a gente passa aí a faixa e vou me recolher. Porque, com a minha idade, eu não tenho mais nada a fazer aqui na Terra. Se acabar essa minha passagem pela política, aqui. Obrigado a todos”, afirmou o presidente.

Nenhum comentário: