Lá vem o sol Às vésperas da abertura de uma nova consulta pública para a revisão de resolução 482, da Aneel, que vai aprofundar a discussão sobre o subsídio a quem faz uso da energia solar, os lados opostos do debate se municiam de argumentos.
Calor “Não é justo que só uma parcela de usuários usufrua. Com o subsídio, a rentabilidade dos projetos vai de 20% a 35% ao ano. Sem ele, que onera a tarifa dos demais consumidores, ficaria em 12% a 18%”, diz a Abradee (associação de distribuidores) contrária à permanência da ajuda.
Ligado O mercado de geração de energia para o próprio consumo em empresas e residências tem potencial para crescer 400 vezes até 2030, de US$ 600 milhões para US$ 240 bilhões, segundo Emmanuel Lagarrigue, da francesa Schneider Electric. Já a demanda de energia deve duplicar em 20 anos, estima o executivo.
De novo O lamento do setor de serviços com a PEC 45 da Câmara, da reforma tributária, ressuscitou frente parlamentar do setor nesta quarta (2). Ela existiu de 2011 a 2015, quando foi incorporada pelo grupo em defesa do comércio. As empresas temem que a unificação de tributos, como está proposta, eleve imposto.
com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
Nenhum comentário:
Postar um comentário