Governador busca se manter em evidência com agenda recheada de eventos e entrevistas
SÃO PAULO
Com uma agenda moldada para mantê-lo em evidência, João Doria (PSDB) turbina sua exposição pública ao privilegiar contatos com a mídia, incluir inaugurações e investimentos privados na sua lista de afazeres como governador e anunciar medidas mais de uma vez.
Cotado para disputar a Presidência em 2022, o tucano manteve um ritmo intenso de atividades em nove meses no Palácio dos Bandeirantes —chegou a fazer até o descerramento da placa de instalação de escadas rolantes em um terminal de ônibus de Francisco Morato, em setembro.
A Folha analisou a agenda dele de 1º de janeiro a 10 de outubro —foram 166 entrevistas coletivas à imprensa em 283 dias, a maioria para anunciar feitos do governo. No período, Doria participou do lançamento de 32 programas, esteve em 58 inaugurações e fez 121 anúncios de medidas.
A tabulação foi feita com base nos registros da agenda oficial divulgada no site do governo e no grupo de WhatsApp usado pela assessoria de imprensa para compartilhar conteúdos de Doria com jornalistas.
Foram excluídas do levantamento reuniões a portas fechadas ou participações em eventos sem relação direta com o governo.
Cerca de 10% dos anúncios e inaugurações descritos na agenda correspondem a ações e investimentos de empresas privadas. Seja no lançamento da nova fábrica da Cargill ou da nova sede da Nestlé, o governador se apropria dos eventos ao posar para fotos e fazer discursos.
No mês passado, por exemplo, o tucano inaugurou uma fábrica de chocolates da Mars Wrigley, em Guararema, e posou com uma caixa de Snickers, produto da marca.
Ainda em setembro, ele usou touca e avental no ato que marcou a abertura de uma nova linha de produção da fábrica de sucos Natural One, em Jarinu.
A prática de conciliar interesses públicos e privados foi mais comum no setor automotivo, considerado estratégico por Doria.
Depois de anunciar, em março, o programa IncentivAuto (que dá desconto no ICMS para montadoras), o governador participou de anúncios de investimentos da Honda, da Toyota e da Volkswagen e ainda celebrou a compra da Ford pela Caoa.
Com o programa São Paulo pra Todos, o governador usou a mesma lógica de propagandear um incentivo ao setor privado e, depois, explorar a adesão de cada empresa como uma nova conquista.
Lançado em fevereiro, o programa reduziu o imposto sobre combustível de aviação. Nos meses seguintes, o tucano anunciou à imprensa novos voos de Passaredo, Gol e Azul. Para cada anúncio, uma entrevista coletiva —algumas no Bandeirantes.
As duas plataformas, IncentivAuto e São Paulo pra Todos, exemplificam ainda outra estratégia do governador: a de anunciar medidas antes que elas entrem formalmente em vigor.
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Quando Doria lançou esses programas, o governo nem sequer havia enviado as propostas para a Assembleia de São Paulo, onde os deputados poderiam aprová-las ou rejeitá-las.
Anunciado em 5 de fevereiro, o São Paulo pra Todos só foi encaminhado à Assembleia em 18 de abril. Os deputados aprovaram a medida em 26 de junho. Já o IncentivAuto, divulgado em 8 de março, foi proposto ao Legislativo em 11 de junho e recebeu sinal verde em 2 de outubro.
Outra prática do governador é dedicar mais de uma entrevista para anunciar uma mesma medida. O programa SP Gastronomia apareceu na agenda em 13 de agosto, data em que foi apresentado ao tucano.
A medida surgiu mais duas vezes: falas à imprensa em 23 de agosto e em 27 de setembro foram classificadas pela equipe dele como lançamento do programa.
Foi em uma etapa do SP Gastronomia em Taubaté, no último dia 15, que Doria foi recebido com um protesto e gritou aos manifestantes: "Vai pra casa, vagabundo. [...] Vai pra casa, aposentado". O governador acabou admitindo que se excedeu.
Como mostrou a Folha, a agenda de Doria em 2019 também incluiu relançar, com novo nome, um programa da gestão José Serra (PSDB) de habitação para idosos e inaugurar uma estação do Metrô que deveria estar funcionando desde 2014.
O pente-fino na agenda do tucano revela ainda uma predileção por compromissos de curta duração. Raras vezes os itens da pauta se estendem por mais de uma hora.
Com eventos breves, o dia de Doria comporta mais atividades, o que contribui para a construção de uma fama almejada por ele: a de gestor produtivo e chefe que nunca dorme.
O cronograma habitualmente é cumprido à risca —o tucano costuma ser pontual e cobra o mesmo de seus auxiliares.
A agenda formatada sob medida para render boas imagens remonta à estreia de Doria na gestão pública. Em seus apenas 15 meses como prefeito da capital, o tucano foi pródigo em criar situações.
Ao longo de 2017, ele surgiu vestido de gari, plantou árvore, pintou ponto de táxi e usou cadeira de rodas para testar uma calçada. Tudo registrado por suas próprias equipes e pela mídia.
Embora mais discreto como governador, ele já embarcou em bote e foi navegar no rio Pinheiros para prometer despoluição, dirigiu trator em uma feira agrícola e botou chapéu de caubói em Barretos.
Jornalista e publicitário, Doria comandou programas de entrevistas na Band e o reality show "O Aprendiz", na Record, antes de entrar de vez para a política.
A experiência faz com que a área mereça atenção especial do governador. Por isso, a agenda é discutida com o secretário de Comunicação, Cleber Mata, e com o coordenador de Marketing do governo, Duílio Malfatti.
OUTRO LADO
Em nota, o governo paulista justificou a presença de Doria em inaugurações e anúncios de investimentos de empresas privadas.
"É papel do gestor estadual se preocupar e agir para garantir mais emprego e renda para o estado. Portanto, a participação do governador em eventos desse tipo mostra a proatividade da gestão em trazer cada vez mais emprego e receita fiscal", afirma.
Em relação ao anúncio de programas que ainda não foram votados pela Assembleia, o governo diz que "desrespeito seria se a ação fosse por decreto, por exemplo, sem o amplo debate que as questões exigem".
Sobre os projetos anunciados mais de uma vez, o governo diz que "são compostos por várias fases e cada uma tem sua relevância".
A AGENDA DE DORIA
Governador de SP aposta em entrevistas e anúncios para se manter em evidência
Governador de SP aposta em entrevistas e anúncios para se manter em evidência
De 1º jan.19 a 10.out.19 (283 dias)
- 166 entrevistas à imprensa
- 121 anúncios de medida
- 58 inaugurações
- 32 lançamentos de programas
Cerca de 10% dos eventos correspondem a inaugurações e anúncios feitos por empresas privadas com a participação do tucano
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