quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Futura estação João Dias da Linha 9-Esmeralda recebe licenciamento ambiental da Cetesb e já pode iniciar obras, Diário do Transporte

Futura estação João Dias da Linha 9-Esmeralda recebe licenciamento ambiental da Cetesb e já pode iniciar obras

  24/10/2019
person Diário do Transporte
  
Futura estação João Dias da Linha 9-Esmeralda recebe licenciamento ambiental da Cetesb e já pode iniciar obras Divulgação
Com estimativa de demanda de 10,7 mil passageiros por dia e investimentos previstos de R$ 60 milhões a Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já pode iniciar as obras.
A Companhia, que entrou com pedido de licença ambiental junto à CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo há alguns meses, acaba de receber a autorização para iniciar o empreendimento. A publicação está no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 24 de outubro de 2019. Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 1º de março de 2019 a CPTM abriu procedimento de manifestação de interesse pela iniciativa privada para receber doações sobre direitos de propriedade para a construção da estação João Dias.
O procedimento foi necessário diante da oferta para a CPTM de doação da TG São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A. - Tegra, antiga Brookfield São Paulo Empreendimentos Imobiliários SA. A empresa ofereceu os direitos sobre propriedade de unidade autônoma em condomínio do empreendimento imobiliário, com torres residenciais, que possui ao lado da área correspondente à futura estação.
Pelo projeto aprovado, a estação terá duas entradas: uma dentro do prédio da incorporadora e outra, a principal, na pista local da Marginal Pinheiros. A Tegra faz a doação com propósito específico de implantar a estação João Dias, o que a execução das obras e o projeto contemplando o edifício de acesso, a plataforma de embarque e desembarque e a passarela de acesso, sobre a Avenida das Nações Unidas, que interligará a estação à plataforma de embarque, além da infraestrutura ferroviária da Linha 9 - Esmeralda, que inclui realocação temporária da rede aérea e sinalização ferroviária.
Anunciada em 2016 pela CPTM, em conjunto com a construtora Brookfield, a estação estava prevista para ser entregue até 2018. A Estação João Dias será implantada entre as Estações Granja Julieta e Santo Amaro, do km 27,5 ao km 29,4 da Linha 9-Esmeralda.
SEM NOVIDADE
No dia 15 de março, portanto duas semanas após a CPTM lançar o procedimento por manifestação de interesse, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou em coletiva a nova estação para a Linha 9-Esmeralda, totalmente reformada e equipada pela livre iniciativa.
Nesse dia, Doria afirmou que tão importante quanto essa obra, é o fato de que ela será paga integralmente pelo setor privado, e ainda estabelece um novo modelo para licitações na CPTM.
Ainda segundo o governador, todas as estações da Companhia passarão a ter o padrão metrô, o que foi repetido pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. São estações seguras, com um grau de conforto maior, acessibilidade plena, com sinalização em padrão internacional, concluiu o governador.

Nenhum comentário: