RECIFE — A produtora de alimentos à base de proteína JBS anunciou, na quarta-feira (27/4), o lançamento da No Carbon, empresa especializada em locação de caminhões elétricos.
A companhia atuará, inicialmente, nas operações logísticas da própria JBS, atendendo o setor de distribuição de produtos das marcas Friboi, Seara e Swift, e será responsável pela gestão de uma frota de caminhões movidos à energia elétrica.
O caminhão é equipado com baús frigoríficos que possibilitam o transporte de produtos resfriados e congelados, com capacidade de até quatro toneladas de carga. Os pontos de recarga dos veículos estarão disponíveis nos centros de distribuição das marcas. A autonomia do veículo (com o baú) é de até 150 quilômetros.
Ainda de acordo com a JBS, o veículo não possui filtros de ar, óleo ou combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor, bomba de injeção e demais itens que constituem um veículo a combustão.
Para atender os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, serão utilizados 31 veículos urbanos de carga (VUC) elétricos. A expectativa é expandir a frota a médio prazo, com a possibilidade de abrir a locação para outros players do mercado com alta demanda por serviços logísticos, como redes varejistas e empresas de e-commerce.
A criação da empresa está ligada à estratégia da JBS para alcançar neutralidade de carbono até 2040.
Em março de 2021, a companhia comunicou que vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando a produção residual.
A No Carbon irá impactar diretamente nas emissões de CO2 do chamado escopo 3 (emissões indiretas da empresa) — o mais complexo de conseguir resultados — ao substituir os modelos a diesel usados pelos prestadores de serviços logísticos do grupo.
“Com a No Carbon, a JBS cria um negócio que irá trazer escala à utilização de caminhões elétricos no transporte de cargas no Brasil. Além disso, a nova frente representa a abertura de um campo com grande potencial de crescimento e colabora com o objetivo da empresa de trabalhar de maneira cada vez mais sustentável”, afirma Susana Martins Carvalho, diretora executiva da JBS Novos Negócios.