As eleições municipais deste ano coroaram os partidos de centro como os principais vencedores, elegendo mais prefeitos pelas cidades no país. O PSD somou 887 prefeituras no país, considerando-se o primeiro e o segundo turnos. MDB e PP vêm em seguida, com 856 e 747 Executivos municipais, respectivamente.
A esquerda e a direita, por outro lado, perderam força, com recuo na quantidade de municípios conquistados em relação a 2020, mesmo com a polarização política em torno de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
A força das legendas foi se alterando conforme o contexto político. De 2004 a 2012, período que inclui os dois primeiros mandatos de Lula e anos de crescimento econômico, o número de prefeituras conquistadas pela esquerda cresceu. Esse movimento perdeu força em 2016, diante da crise econômica e do fortalecimento do antipetismo.
O PSD, fundado em 2011 por Gilberto Kassab, já tinha o posto de partido com maior número de prefeituras antes das eleições de 2024, diante da migração de vários prefeitos para a legenda.
Levantamento da Folha feito em abril mostrou que a sigla tinha ao menos 1.040 gestores municipais, um crescimento de 58% em relação ao resultado das eleições de 2020. De acordo com o mesmo levantamento, o PL, tinha passado de 344 eleitos para 371 prefeitos, crescimento de 8%.
Veja infográfico com a evolução de prefeitos eleitos por partido desde 2000:
Nenhum comentário:
Postar um comentário