Salvo na roupa que vestiu no dia da eleição presidencial, o doutor Roberto Campos Neto passou pela presidência do Banco Central medindo suas palavras com propriedade. Perto da hora de deixar a cadeira, errou a mão.
Tratando da PEC que altera o regime de jornadas de trabalho disse que ela "é bastante prejudicial para o trabalhador, porque vai aumentar o custo do trabalho e elevar a informalidade".
Pode estar inteiramente certo, mas não compete ao presidente do Banco Central dar aulas de economia ao Congresso Nacional.
A partir de janeiro, poderá dizer o que quiser, e terá quem o ouça.
CONTROLE DE GASTOS
Em 1889, este dia também era domingo. Na madrugada, a família imperial foi embarcada para o desterro. Deposto, D. Pedro 2º exclamou: "Os senhores são uns doidos".
Dias depois, Rui Barbosa, o novo ministro da Fazenda, anunciou que a República havia concedido ao velho monarca uma doação de 5.000 contos.
Era a primeira falsa expectativa de um ministro da Fazenda da República. D. Pedro havia recusado o mimo.
(Na sua última semana, o Império discutiu um crédito de 6.000 contos para a seca do Norte do país.)
RUBIO, TRUMP E CUBA
A escolha de Marco Rubio para o cargo de Secretário de Estado no governo de Donald Trump manda um sinal de perigo para o regime cubano.
Rubio é filho de cubanos humildes que migraram para a Flórida. Em 2009, ele disse que seus pais deixaram o país em 1959, depois da tomada do poder por Fidel Castro. Falso, eles deixaram Cuba em 1956, durante o governo de Fulgencio Batista.
Fidel Castro e seus 74 expedicionários só zarparam do México a bordo de um pequeno iate em novembro.
Nesses dias, Fidel e seu irmão Raul diziam que não eram comunistas e esperavam por levantes em Cuba. Só entraram em Havana dois anos depois.
Rubio nasceu em 1971 e fez uma bem-sucedida e habilidosa carreira política.
O declínio da qualidade de vida em Cuba, com apagões e falta de divisas, deverá levar Trump a apertar os parafusos contra o regime.
Cuba tem um especial atrativo para Trump. Se a propriedade privada for restabelecida em Cuba, a ilha terá uma explosão de bons negócios imobiliários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário