O Solar Fábio Prado, que por mais de 50 anos sediou o Museu da Casa Brasileira, na capital paulista, vai abrigar um novo espaço cultural a partir do início do ano que vem: a Casa TV Cultura.
A Fundação Padre Anchieta, que é dona do casarão em estilo neoclássico situado na avenida Brigadeiro Faria Lima, contratou o escritório arte3 para implantar o projeto, que está sob a responsabilidade de arquiteta e gestora Ana Helena Curti.
A ideia é que o local conte a história da Rádio e TV Cultura e dos meios de comunicação brasileiros. A Casa seguirá também com a mostra permanente da família Crespi Prado, além de sediar eventos culturais, educativos —a exemplo da exposição temporária comemorativa de 30 anos do "Castelo Rá-Tim-Bum", atualmente em exibição.
O objetivo é que seja um espaço para expandir os conteúdos e ações da emissora e suas afiliadas.
O casarão foi doado à Fundação Padre Anchieta por Renata Crespi em 1968, cinco anos após a morte de seu marido, Fábio da Silva Prado, ex-prefeito de São Paulo.
A viúva estabeleceu que sua antiga casa fosse usada para fins culturais e doou um acervo de móveis e objetos, que seguem em exposição no Solar. O novo projeto foi aprovado pelo Conselho Curador da fundação.
No final de abril do ano passado, o Museu da Casa Brasileira, que é gerido pelo Governo de São Paulo, deixou o Solar após a fundação e a gestão Tarcísio de Freitas romperem um convênio que deveria durar até 2026.
Desde então, o futuro do museu, o único do país dedicado a arquitetura e design, segue incerto. Recentemente, o governo estadual informal que desistiu de levar o acervo da instituição para a Casa Modernista, na Vila Mariana.
com KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
Nenhum comentário:
Postar um comentário