sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Roubo no Louvre e prisão de Sarkozy pesam sobre o humor da França, Laura Greenhalgh - FSP

 Uma boa síntese do humor francês, após o roubo de joias do Louvre, vem do jornal satírico Charlie Hebdo. Numa charge inspirada, dois ladrões com toucas ninja carregam, à luz do dia, a colossal pirâmide de vidro que serve de entrada para o museu. Daí a manchete do jornal interroga: "Até onde vai a humilhação?".

Violar o Louvre e sair de lá com preciosidades da realeza na mochila, como no último domingo (19), além de chocar a opinião pública, traz à memória o incêndio na Catedral de Notre Dame de Paris, seis anos atrás. É certo que um evento durou sete minutos e o outro, 15 horas de consumação pelo fogo. Porém, em ambos, cai por terra a ilusão de que ainda há lugares públicos inexpugnáveis e indestrutíveis.

Homem e mulher vestidos com roupas escuras caminham de mãos dadas por uma rua de paralelepípedos. Ao fundo, duas pessoas e um veículo branco estão visíveis.
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, acompanhado de sua esposa, Carla Bruni-Sarkozy, deixa sua residência para se apresentar à prisão, em Paris - Julien de Rosa - 21.out.25/AFP

Ao tratar de uma certa humilhação, o Charlie Hebdo vai além da ousadia de um punhado de ladrões contra um aparato de segurança. A verdade é que o Louvre devassado coincidiu, na mesma semana, com outro rombo na imagem da "République": o ex-presidente Nicolas Sarkozy trocou a sua casa num bairro chique de Paris por uma cela em La Santé.

Construída no século 19, a lendária prisão parisiense passou a ter entre os seus detentos o primeiro chefe de Estado francês, condenado por financiamento ilegal de campanha. Goste-se ou não de Sarkozy, é acachapante.

Ilustração da pirâmide de vidro do Museu do Louvre ao centro, com dois personagens caricatos de perfil, um à esquerda e outro à direita, ambos olhando para a pirâmide. Ao fundo, o edifício do Louvre em amarelo. Texto em destaque: "Louvre" em vermelho e "Jusqu'où l'humiliation?" em preto sobre fundo amarelo.
Reprodução da capa da revista Charlie Hebdo - Reproduçao

São numerosos os fatores que poderiam justificar essa espécie de mal-estar nacional. Institutos de pesquisa captam o fenômeno ao demonstrar a baixa confiança do eleitorado nos partidos políticos; estes, por sua vez, são criticados pela falta de conexão com a realidade dos cidadãos. À falta de um programa econômico consistente, debates identitários e culturais são fermentados pela ultradireita de Marine Le Pen e seu partido, a Reunião Nacional. Cabe o imbroglio imigratório dentro deles.

Na outra ponta, vê-se a ultraesquerda liderada por Jean-Louis Mélenchon e o partido da França Insubmissa, mais vocacionada a radicalizar do que a compor. Entre os dois polos, o que se tem é a crise dos partidos tradicionais de direita, uma esquerda de baixo impacto e um centro que se desagrega.

Ou seja, hoje o semi-presidencialismo francês não é capaz de criar um equilíbrio de forças que garanta a governabilidade do país. Sébastien Lecornu, atual primeiro-ministro, é a quinta tentativa, em dois anos, do presidente Emmanuel Macron para resolver o impasse.

Curiosamente, cresce a nostalgia em torno da maior figura política do país no século 20. Tornou-se corriqueiro ouvir de franceses que "se fosse no tempo de De Gaulle, isso não aconteceria". A queixa tem sido repetida até por políticos apartados ideologicamente, evocando o comandante que ajudou a liberar a França dos nazistas, entregou uma nova Constituição ao país, fundou a Quinta República e, no plano pessoal, levou uma vida exemplarmente austera.

Como destaca o Le Monde Diplomatique, Lecornu se define um gaullista social; Le Pen ataca Macron ao dizer que ele jamais terá a grandeza de renunciar, como fez De Gaulle em 1969; e Mélenchon aplaude o estadista que deu vida a um populismo crítico das elites e defensor da soberania.

O fato é que o velho general se torna, cada vez mais, onipresente. Não à toa circula a ideia de que tudo seria resolvido por ele. Inclusive um vexaminoso roubo no museu mais visitado do mundo, no país que não pode vacilar em defender a sua história.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Artista italiano viraliza com venda de “obra” invisível por R$ 87 mil, Metropoles

 

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Reprodução
Artista italiano vende ‘escultura’ invisível por cerca de R$ 93 mil
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O artista italiano Salvatore Garau voltou a viralizar por causa da venda de uma escultura invisível por R$ 87 mil. Intitulada “Eu Sou”, a obra é imaterial, ou seja, que não existe no plano físico. Pelo menos não fora da mente do criador.

Ela estava “exposta” em um espaço vazio de 1,5m x 1,5m. O comprador recebeu um certificado e nada mais. Segundo Garau, a escultura existe porque é feita de “ar e espírito”.

A obra foi leiloada em 2021 por 15 mil euros, mas voltou aos holofotes após um post viral do perfil britânico Pubity, que tem 40 milhões de seguidores e resgatou a performance invisível em uma publicação que já se aproxima de 1 milhão de curtidas.

O artista defende a obra, dizendo que não vendeu um nada, mas que o que vendeu foi um vácuo.