quarta-feira, 11 de maio de 2022

Roterdã quer fornecer 4,6 mi de toneladas de hidrogênio para Europa; maior parte será importada, EPBR

 O porto de Roterdã, na Holanda, disse nesta terça (10/5) que pode fornecer 4,6 milhões de toneladas/ano de hidrogênio para o noroeste da Europa até 2030. A maior parte desse volume deve vir de outros continentes. 


Cerca de 70 empresas e países exportadores endossaram a oferta ao vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, com base em “projetos específicos e planos realistas, nos quais empresas e países exportadores estão trabalhando agora”, disse a Autoridade do Porto de Roterdã.

A estimativa de 4,6 milhões de toneladas de hidrogênio verde representa pouco mais de um quinto dos 20 Mt previstos no REPowerEU para reduzir a dependência do gás natural, especialmente da Rússia.

O foco da iniciativa está nas importações.

O porto é o maior da Europa, e deve ser porta de entrada do hidrogênio e amônia verdes produzidos no Brasil, por exemplo.

“Países de todo o mundo estão se preparando para esses novos fluxos de energia. O hidrogênio produzido na América Latina ou na Austrália, por exemplo, pode ser enviado para Roterdã com eficiência e em larga escala, processado aqui e depois transportado para o interior”, disse o porto em nota.

O custo de produção de hidrogênio verde (eletrólise com energia renovável) na Europa foi avaliado pela Platts a US$ 11,48/kg em 9 de maio. Em comparação, na Austrália, o valor fica em US$ 2,91/kg, de acordo com a S&P Global Commodity Insights.

A localização também é estratégica para as empresas que estão investindo em parcerias no Mar do Norte para produção em larga escala de hidrogênio a partir de eólica offshore. Muitos previstos para começar a abastecer o mercado entre 2024 e 2026. 

Juntos, esses projetos forneceriam 2,5 GW de energia até 2030 e produziriam 0,25 Mt de hidrogênio verde. 

Segundo o documento divulgado hoje pelo porto, um projeto para produzir hidrogênio de baixo carbono a partir de gás natural com captura de carbono também está em andamento. Isso significaria um total de 0,6 Mt de hidrogênio produzido localmente até 2030.

Nenhum comentário: