terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Os piores momentos da pandemia no Brasil e o impacto da vacinação, Nos Eixos

 


retrospectiva de 2021ver na web


A intensificação da pandemia e sua amenização com a vacinação, as Olimpíadas de Tóquio, a alta nos preços de alimentos e combustíveis no Brasil e as discussões da COP-26.

Os piores momentos da pandemia no Brasil e o impacto da vacinação

O Brasil começou o ano de 2021 com 195 mil mortes por covid-19 ao todo, número que hoje representa menos de um terço do total de óbitos no país. Na época, a vacinação já havia sido iniciada em poucos países fora da Europa, e o Brasil não estava entre eles.

A campanha de vacinação nacional começou no fim de janeiro com a aprovação das vacinas Coronavac e AstraZeneca. Com a demora em fechar contratos, o país ficou para trás na disputa pelas doses e insumos para as vacinas no mercado internacional.

Até o início de março, menos de 10% da população brasileira havia tomado a primeira dose e o país enfrentava grande sobrecarga do sistema de saúde. Naquele mês, a maioria dos estados brasileiros tinham mais de 90% dos leitos para covid-19 ocupados.

Entre março e abril, cerca de 150 mil pessoas morreram por conta da doença no Brasil. Em todo o primeiro semestre foram mais de 300 mil vítimas.

Com a queda na curva de casos e mortes e o avanço da vacinação no país, o cenário melhorou. Em outubro, o Nexo mostrou essa relação em um gráfico.

Nenhum comentário: