quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Na rendição do Japão, o medo do comunismo foi tão eficaz quanto bombas atômicas, João Pereira Coutinho, FSP

 Para efeitos dramáticos, o céu deveria estar cinzento, e uma chuva pequena, triste, deveria molhar a Terra. Não é o caso. Céu azul, iluminado por um Sol generoso —e, aqui embaixo, famílias e crianças e amigos vivendo o dia na cidade.

A cidade é Hiroshima. Estou sentado em frente à Cúpula da Bomba Atômica, um edifício construído pelo arquiteto tcheco Jan Letzel em 1915. É um dos poucos edifícios que ficaram de pé depois da explosão daquele dia 6 de agosto de 1945 —faz hoje 80 anos.

A imagem mostra o Memorial da Paz de Hiroshima, com a estrutura em ruínas ao fundo. Há uma grande quantidade de pessoas reunidas no parque, algumas em direção a um monumento em forma de arco sobre um lago. O ambiente é verde, com árvores ao redor e um céu nublado. Algumas pessoas estão usando capas de chuva, indicando que pode estar chovendo. O local parece ser um espaço de lembrança e homenagem.
Público em frente à Cúpula da Bomba Atómica, no Parque Memorial da Paz de Hiroshima - Ma Ping - 6.ago.14/Xinhua

As casas de Hiroshima eram, na maioria, construções frágeis de madeira, facilmente pulverizadas pela explosão. O edifício de Letzel, com sua cúpula de cobre, era feito de concreto e metal. Como a explosão ocorreu diretamente acima, a 600 metros do solo, o edifício absorveu o impacto e resistiu.

Os japoneses preservaram o edifício exatamente como ele ficou naquela manhã. O contraste entre este fantasma do passado e a Hiroshima moderna funciona como a primeira assombração.

Ao lado do edifício, o Memorial da Água. Vejo japoneses de todas as idades depositando ali copos de água em memória das vítimas. "Água" foi a última palavra que muitas pronunciaram nos últimos segundos de vida. É a segunda assombração.

Mas existe uma terceira: tentar entender como foi possível arrasar Hiroshima e Nagasaki nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial. Conheço as teorias, os cálculos, as versões de ambos os lados.
O meu guia em Hiroshima, neto de um sobrevivente, apresenta a dele: as bombas foram inúteis porque o imperador Hirohito estava disposto a se render. Foram usadas cinicamente para assustar a União Soviética, que já mostrava as garras no Pacífico.

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Há historiadores que discordam: rendição não fazia parte do vocabulário imperial japonês, e a continuidade da guerra teria provocado milhões de vítimas entre americanos e japoneses. As bombas abreviaram a guerra e, paradoxalmente, salvaram vidas.

A verdade, como sempre, é mais complexa —e o historiador Richard Overy, em "Rain of Ruin: Tokyo, Hiroshima and the Surrender of Japan" (Allen Lane, 206 págs.), tem sido o meu Virgílio nesta peregrinação pela memória.

A primeira virtude do livro está no fato de lembrar que Hiroshima e Nagasaki não foram casos isolados, tirados do nada. Nos meses anteriores, 215 cidades ou vilarejos japoneses foram arrasados com bombas incendiárias —locais que, apenas em teoria, eram alvos militares legítimos.

O caso mais brutal dessa campanha ocorreu em Tóquio, na noite de 9 para 10 de março, com 100 mil mortos civis.

Há várias razões que explicam a decisão americana. Forçar a rendição do Japão era a primeira delas.
Mas havia outras, explica Overy: as rivalidades corporativas entre a Força Aérea e o Exército para ver quem era mais eficaz; a desumanização do inimigo, tão comum na mídia americana; a vingança por Pearl Harbor e pela Marcha da Morte de Bataan, quando 80 mil prisioneiros americanos e filipinos foram forçados a marchar (e muitos deles a morrer) depois da derrota nas Filipinas. Tudo isso fez parte dos cálculos.

As bombas de Hiroshima e Nagasaki, que em 1945 suscitaram poucos dilemas éticos entre todos os envolvidos (cientistas, militares, políticos), seriam apenas mais um degrau na campanha militar contra o Japão.

E quando se pergunta se as bombas atômicas foram mesmo necessárias, talvez a questão historicamente revelante seja saber por que elas pareceram necessárias em 1945, adverte Overy.

A resposta mais curta insiste na mesma tecla: era preciso forçar a rendição, acabar com a guerra e salvar as vidas de soldados americanos.

A esse cardápio somava-se ainda a ambiguidade do governo japonês em aceitar os termos da Declaração de Potsdam, emitida em julho de 1945 pelos Estados Unidos, Reino Unido e China, exigindo a rendição incondicional do Japão.

A segunda grande virtude da obra de Richard Overy está na forma detalhada como explica essa ambiguidade, levando o leitor ao centro do poder japonês.

Sim, são conhecidas as divisões do Exército sobre o curso a seguir: lutar até o fim ou buscar uma forma de terminar a guerra preservando a Casa Imperial?

As divisões continuaram mesmo depois de Hiroshima, contestando a versão habitual de que foram as bombas atômicas que determinaram a rendição japonesa.

É uma meia-verdade. As "decisões sagradas" do imperador de aceitar o fim da guerra —a palavra "rendição" nunca foi pronunciada— explicam-se por uma confluência de fatores: os bombardeios, sem dúvida, mas também a entrada da União Soviética na guerra, dois dias depois de Hiroshima.

Sorrio com essa ideia: o medo do comunismo talvez tenha sido tão eficaz quanto a ameaça de uma terceira bomba atômica (sobre Tóquio, a próxima da lista). Mas também sorrio com as últimas páginas do livro de Richard Overy.

A guerra terminou em 2 de setembro de 1945. Mas, entre os festejos, aqueles que promoveram a construção e o lançamento das bombas atômicas começaram a fazer outros cálculos: o que aconteceria se essas mesmas armas fossem usadas contra cidades americanas ou inglesas?

Vieram os estudos e simulações. No Reino Unido, concluiu-se que a bomba de Hiroshima, em uma área urbana com densidade média de construção, provocaria de imediato 50 mil mortos. Nos Estados Unidos, os resultados foram igualmente assustadores.

O gênio estava fora da lâmpada —e fora da lâmpada ficou, até hoje, a pairar sobre a espécie Homo sapiens.

"Você me criou", disse o monstro para o dr. Frankenstein, "mas agora sou eu seu mestre".

Essa é, talvez, a grande lição de Hiroshima.


Vendas da Tesla despencam 60% no Reino Unido, FSP

 

Kana Inagaki
Londres | Financial Times

As vendas de veículos elétricos da Tesla despencaram 60% no Reino Unido em julho em meio a uma queda mais ampla na demanda europeia, enquanto a rival chinesa BYD disparou.

Foram registrados 987 carros da montadora em julho, em comparação com 2.462 no mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Automóveis do Reino Unido (SMMT, na sigla em inglês). A queda acentuada marca uma reviravolta no momento da Tesla, que teve 14% de aumento no ano passado.

A imagem mostra uma linha de montagem de carros Tesla, com vários veículos pretos alinhados em uma estrutura moderna e iluminada. O ambiente é caracterizado por luzes em formato de faixas que criam um efeito visual interessante. Os carros estão em uma superfície de piso claro, e a placa de um dos veículos exibe a inscrição 'GIGA G01'.
Fábrica da Tesla na Alemanha - Patrick Pleul/Reuters

As vendas da Tesla diminuíram nos grandes mercados europeus este ano devido à reação dos consumidores ao ativismo político do dono da companhia, Elon Musk, e ao aumento da concorrência de rivais, incluindo a BYD, cujos registros no Reino Unido aumentaram mais de quatro vezes em relação ao ano anterior, chegando a 3.184 em julho, segundo a SMMT.

Em julho, os registros da Tesla também caíram 86% para 163 veículos na Suécia, 27% para 1.307 carros na França e 58% para 460 veículos na Bélgica, de acordo com dados oficiais do setor.

As quedas ocorreram apesar do lançamento recente de uma versão atualizada de seu principal veículo utilitário esportivo, o Model Y.

Na segunda-feira (4), a Tesla havia anunciado que seu conselho aprovou um novo pacote de remuneração para Musk. A empresa afirmou que a concessão de 96 milhões de ações tinha como objetivo "energizar e focar" o bilionário na revitalização da montadora em declínio.

O declínio nas vendas da Tesla no Reino Unido está ocorrendo em meio a uma queda mais ampla, embora mais modesta, nos registros de carros, que caíram 5% em relação ao ano anterior, totalizando 140.154 no mês passado, segundo a SMMT.

A desaceleração ocorre em meio à incerteza dos consumidores sobre quais modelos seriam elegíveis para o novo esquema de subsídios para veículos elétricos do governo.

Na terça-feira, o governo revelou que quatro modelos elétricos da Citroën seriam elegíveis para o subsídio de 650 milhões de libras (R$ 4,75 bilhões), permitindo que os consumidores economizem 1.500 libras (R$ 10,97 mil) na compra dos veículos.

Novos registros da Citroën caíram 41% em julho, enquanto a Fiat registrou redução de 43%, a Honda, de 46%, a BMW, de 18%, e a Toyota, de 23%.