Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual André do Prado (PL) procurou parlamentares da oposição ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para pedir apoio ao seu projeto de liberar a reeleição para o cargo que ocupa.
O mandato de dois anos de Prado termina em março de 2025, mas, como revelou o Painel, ele tem articulado uma proposta de emenda à Constituição para ter a possibilidade de continuar no posto.
Atualmente, segundo a Constituição estadual, a reeleição só é permitida em legislaturas diferentes, ou seja, emendando o último biênio de um governo e o primeiro do seguinte.
Para que a alteração seja possível, ao menos 57 dos 94 deputados precisariam votar favoravelmente a uma emenda. A oposição ainda não definiu se apoiará a iniciativa. Prado tem bom diálogo com os parlamentares que são críticos ao governador e manteve acordos de distribuição de cargos na Mesa Diretora da Assembleia, reservando a primeira secretaria para o PT.
A articulação vem sendo feita com cuidado, para não melindrar parlamentares da base aliada que querem suceder Prado na presidência, especialmente no Republicanos.
Um exemplo que tem sido citado pelo grupo de Prado é o de Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, que conseguiu a aprovação de duas alterações na Lei Orgânica do Município, em 2022 e 2023, para continuar no cargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário