sexta-feira, 7 de junho de 2024

Chegamos ao fim das delações premiadas?, The News

 

BRASIL

(Imagem: Brenno Carvalho | Reprodução)

🤫 Ainda não sabemos, mas elas podem estar com os dias contados. Isso porque Arthur Lira decidiu ressuscitar um projeto de lei que pode acabar com a possibilidade de presos fazerem delação premiada.

  • A proposta também diz que qualquer tipo de divulgação do conteúdo de delações pela imprensa ou por advogados pode virar um crime por si só.

Na prática, se o texto for aprovado, vai ficar muito mais difícil de investigados contarem tudo o que sabem para conseguirem uma diminuição de pena.

Por que isso importa? Durante os anos da Lava Jato, as delações abriram caminho para descobertas sobre corrupção nas maiores empresas do Brasil — como Petrobras e Odebrecht.

Nesse período, foram ao menos 49 políticos delatados, uma redução de 326 anos em penas de condenados devido às delações e a recuperação de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.

Tirou da gaveta: O projeto foi enviado em 2016 e agora Lira quer que os deputados votem se ele entra em urgência ou não — ou seja, se ele pode pular etapas e ir direto ao plenário.

As reviravoltas da política 👀

O curioso é que esse é um projeto de um deputado do PT, que escreveu o texto para blindar os seus colegas de partido das delações da Lava Jato.

Agora, quem defende o PL são os deputados mais alinhados a Jair Bolsonaro, já que uma aprovação poderia anular futuras delações de Mauro Cid sobre casos envolvendo o ex-presidente.

O resultado dessa ação: críticas dos deputados do PT ao presidente da Câmara, que simplesmente respondeu: Vocês eram a favor disso… agora são contra?

Nenhum comentário: