terça-feira, 28 de maio de 2024

CEO da Petrobras fala pela 1ª vez e mercado deve reagir hoje, The News

 

(Imagem: A Gazeta | Reprodução)

`Todo mundo queria ouvi-la, mas nem todos gostaram do que ouviram. Esse pode ser o resumo da 1ª entrevista de Magda Chambriard como nova CEO da Petrobras.

  • A ex-diretora da Agência Nacional de Petróleo chegou ao cargo depois da demissão conturbada de Jean Paul Prates por causa de um racha no governo Lula.

Uma só voz. Magda chegou para apagar as chamas, e no seu pronunciamento fez questão de deixar claro que a Petrobras é uma empresa que, apesar de ter capital aberto na Bolsa, é controlada pela União.

Ao mesmo tempo, a nova presidente disse que a estatal tem que, sim, ser rentável e atender aos interesses dos acionistas — sejam eles privados ou governamentais — e que, se tiver lucros, os dividendos vão ser pagos👋 Acenou para os dois lados…

  • Falando de pontos mais práticos, Magda garantiu que vai manter a atual política de preços dos combustíveis sem paridade com a variação do mercado internacional.

Outra questão relevante foi a defesa da exploração de petróleo na Foz do Amazonas. A medida pode gerar mais de 5,6M de barris para a reserva do país, mas o Ibama, ambientalistas e a ministra Marina Silva são contra a perfuração.

Apesar de a prioridade ser a ampliação da produção de petróleo para 2030, Magda afirmou continuar com os investimentos em energia renovável e diversificar as fontes de recursos energéticos.

O que está sob o comando dela 🛢

A Petrobras é a maior empresa do Brasil — e também a mais visada por políticos —, valendo mais de R$ 550 bi. No ano passado, a empresa teve o maior lucro da Bolsa, com R$ 124 bi.

Antes da coletiva, as ações da estatal fecharam em alta de 1,09% pegando impulso na alta dos preços do barril de petróleo no exterior. Agora, resta saber como o mercado vai reagir ao pós-coletiva durante o pregão de hoje…

Nenhum comentário: