terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Eduardo Tuma é reeleito presidente do TCM-SP e projeta ajuda de IA na fiscalização, FSP

 Guilherme Seto

SÃO PAULO

Eduardo Tuma foi reeleito presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo nesta segunda-feira (18). Ele recebeu apoio unânime dos demais conselheiros e ficará à frente da corte de contas municipal por mais um ano.

Tuma ficará à frente do TCM em 2024, ano em que o tribunal deverá estar sob os holofotes devido à eleição pela Prefeitura de São Paulo. Ele estabeleceu como prioridades do novo mandato o aumento da interação da corte de contas com a cidade (por meio do investimento em projetos de comunicação e a realização de eventos como a Virada Esportiva) e a modernização de sistemas.

Um dos projetos será a criação de um grupo de trabalho sobre Inteligência Artificial e seus possíveis usos no monitoramento das políticas públicas por parte do TCM.

Eduardo Tuma, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, durante sessão na Alesp
Eduardo Tuma, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, durante sessão na Alesp - Mauricio Garcia de Souza-8.nov.2019/Secom

Nesta segunda, Tuma e os demais conselheiros receberam Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, e Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal, na sede do tribunal.

Nunes tem tido relação crítica com o TCM, com queixas públicas sobre as intervenções em suas obras. No tribunal, o entendimento é de que os projetos da atual gestão têm falhas técnicas recorrentes.

Como revelou o Painel, o prefeito chegou a falar aos secretários que não seguissem mais determinações do tribunal. Mais recentemente, ele tem tentado restabelecer pontes com os conselheiros.

Nenhum comentário: