No Cerrado brasileiro, 8 mil toneladas de trilhos, 25 mil dormentes de concreto e 10 unidades de AMV’s (aparelhos de mudanças de via) já foram adquiridos para o arranque das obras de superestrutura da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O projeto, que prevê a ligação entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) em 365 km, avançou no último ano, junto com as licenças ambientais e desapropriações do trecho que atravessa Goiás, com 240 km. A expectativa é que até o final de 2024, pouco mais de um terço da obra esteja pronto. Atualmente, o avanço físico está em 13%, de acordo com informações da Vale, responsável pela construção, e da Infra SA, subconcessionária da ferrovia.
É no estado de Goiás que a infraestrutura está a pleno vapor, totalizando cinco lotes numa extensão aproximada de 170 km. Na maior parte deste trecho, o trabalho é de supressão vegetal, terraplanagem e drenagem. A superestrutura – momento da obra em que a ferrovia começa a nascer com trilhos, dormentes e lastro – teve início em abril deste ano, para execução nas alças Sul e Norte e em parte da linha tronco até aproximadamente o km 08, a partir de Mara Rosa. Duas passagens inferiores, sob as rodovias GO-154 e GO-437 estão concluídas. Na divisa com Mato Grosso, também foram iniciados os trabalhos de mobilização para a construção de uma ponte ferroviária sobre o Rio Araguaia, com 1.600 metros, que correspondem ao lote 7.
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