Um dispensário de cannabis ocupa a rua da pequena cidade de Bristow, Oklahoma.  (RJ Sangosti/MediaNews Group/The Denver Post via Getty Images)
Um dispensário de cannabis ocupa a rua da pequena cidade de Bristow, Oklahoma. (RJ Sangosti/MediaNews Group/The Denver Post via Getty Images)

A maconha é ilegal segundo a lei federal , mas a maioria dos americanos vive agora em um estado que legalizou a droga. E a maioria também tem pelo menos um dispensário de cannabis em seu condado, de acordo com uma nova análise do Pew Research Center.

Como fizemos isso

A análise conclui:

  • 54% dos americanos vivem num estado onde o uso recreativo da marijuana é legal  apenas uma dúzia de anos depois de o Colorado e Washington se terem tornado os primeiros estados a permitir a droga para fins recreativos .
  • 74% dos americanos vivem em um estado onde a maconha é legal para uso recreativo ou médico. A Califórnia foi o primeiro estado a legalizar a maconha medicinal em 1996.
  • 79% dos americanos vivem em um condado com pelo menos um dispensário de cannabis.
  • Existem quase 15.000 dispensários de cannabis nos Estados Unidos. Dispensários (empresas que vendem produtos de cannabis) são comuns na Costa Oeste e Nordeste, mas também em estados do interior como Michigan, Oklahoma e Colorado.
  • A Califórnia tem muito mais dispensários do que qualquer estado: 3.659 no momento desta análise, mais que o dobro da quantidade do segundo estado mais bem classificado. Um quarto de todos os dispensários de maconha nos EUA estão na Califórnia, e quase todos os californianos (99,5%) têm um dispensário em seu condado. Só o condado de Los Angeles tem mais dispensários (1.481) do que qualquer estado, exceto a própria Califórnia.
  • Oklahoma tem o maior número de dispensários de maconha per capita de qualquer estado: 36 dispensários para cada 100.000 residentes.

Essas descobertas são baseadas em nossa análise das leis estaduais sobre a maconha da Organização Nacional para a Reforma das Leis sobre a Maconha ; estatísticas populacionais dos EUA do US Census Bureau; e locais de dispensários de maconha do SafeGraph , que seleciona informações sobre milhões de locais de interesse em todo o mundo. A nossa análise de dispensários inclui aqueles que vendem cannabis (incluindo produtos de cannabis com baixo teor de THC) para uso médico ou recreativo.

Abaixo, exploraremos essas descobertas com mais detalhes.

Um mapa dos EUA mostrando que os dispensários de cannabis são comuns ao longo da costa e em alguns estados específicos.

Quais estados legalizaram a maconha para uso recreativo ou médico?

Desde que Colorado e Washington se tornaram os primeiros estados a aprovar legislação em 2012, existem agora 24 estados (mais o Distrito de Columbia) que legalizaram o uso recreativo da marijuana a partir de Fevereiro de 2024. Outros 14 estados permitem a droga apenas para uso médico.

Os restantes 12 estados legalizaram o acesso limitado a produtos de canábis que contêm pouco ou nenhum THC – a principal substância psicoativa da marijuana – como o óleo CBD .

E 27 estados em todos os níveis de legalização descriminalizaram o uso recreativo da maconha .

Um mapa de calor dos EUA mostrando que quase metade dos estados legalizaram o uso recreativo da maconha.

Essas mudanças na legislação estadual ocorrem no momento em que a grande maioria dos americanos afirma que a maconha deveria ser legal de alguma forma. Em uma pesquisa do Pew Research Center de outubro de 2022 , 88% dos adultos norte-americanos disseram que a droga deveria ser legal, seja para uso recreativo e médico (59%) ou apenas para uso médico (30%).

A nossa análise revela que cerca de três quartos de todos os dispensários do país (76%) estão em estados que legalizaram o uso recreativo da marijuana. Outros 23% estão em estados que só usam maconha medicinal. Na verdade, dois dos cinco principais estados com o maior número de dispensários – Oklahoma e Flórida – permitem o medicamento apenas para uso médico.

O 1% restante dos dispensários estão em estados que fizeram concessões legais para produtos com baixa porcentagem de THC ou somente CBD. Metade de todos os residentes desses estados vive em um município com pelo menos um dispensário.

Onde estão localizados os dispensários de cannabis nos estados?

Um mapa que mostra que os dispensários muitas vezes se aglomeram perto das fronteiras dos estados com leis menos permissivas sobre a maconha.

A colcha de retalhos de leis estaduais que regem a venda e o uso de maconha significa que muitos estados têm leis mais permissivas do que os seus vizinhos imediatos. A nossa análise encontra concentrações de dispensários perto destas fronteiras entre estados mais e menos permissivos.

No geral, um em cada cinco dispensários nos EUA está localizado a 32 quilômetros da fronteira estadual. E 29% destes dispensários fronteiriços são adjacentes a um estado vizinho com leis menos permissivas sobre a cannabis.

Por exemplo, Indiana, Kansas e Texas têm leis restritivas sobre a maconha, mas fazem fronteira com vários estados que legalizaram a droga para fins recreativos ou médicos. Na verdade, uma pessoa residente num destes três estados pode encontrar mais de 100 dispensários num raio de 32 quilómetros das fronteiras do estado.

Os primeiros anos da legalização da maconha foram marcados pela preocupação de que os dispensários estariam agrupados em bairros de baixa renda . A nossa análise conclui que, a nível nacional, os rendimentos médios tendem a ser um pouco mais baixos em áreas com maior concentração de dispensários.

Mas isso pode variar um pouco em estados individuais.

Em quatro estados que legalizaram a marijuana para fins recreativos e medicinais – Colorado, Connecticut, Maryland e Virgínia – os rendimentos familiares anuais médios são pelo menos 20.000 dólares mais baixos em áreas com elevadas concentrações de dispensários do que em áreas do estado com baixas concentrações de dispensários. Em contraste, em New Hampshire e Nova Iorque, os rendimentos familiares médios são cerca de 20.000 dólares ou mais em áreas com muitos dispensários do que em áreas com poucos dispensários.