Fabricantes de cigarros usaram seus truques de marketing
O que os anúncios estrelados por Joe Camel, o Kool-Aid Man e o mascote maníaco do Hawaiian Punch têm em comum?
Todos foram criados para grandes empresas de tabaco nas décadas em que os fabricantes de cigarros tentaram diversificar suas linhas de produtos e adquiriram algumas das marcas de bebidas mais emblemáticas dos Estados Unidos. As empresas usaram sua experiência com sabores e colorações artificiais e seus conhecimentos de marketing para reforçar os atrativos dos produtos adquiridos, direcionados ao público infantil.
Que os fabricantes de cigarros tenham sido donos de bebidas açucaradas como Tang, Capri Sun e Kool-Aid não é exatamente novidade. Mas pesquisadores que estão estudando o vasto arquivo de documentos do setor de tabaco preservado na Universidade da Califórnia em San Francisco encontraram documentos reveladores: correspondência interna que mostra como os executivos dos fabricantes de cigarros, proibidos de dirigir publicidade de cigarros às crianças, empregaram seus conhecimentos de marketing para direcionar publicidade de bebidas açucaradas aos jovens de maneiras que nunca haviam sido usadas.
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