sexta-feira, 22 de março de 2019

Governo de SP corta investimento e paralisa obras da CPTM, FSP Painel SA

Enquanto subsídios fiscais são discutidos, trabalhos foram temporariamente suspensos

SÃO PAULO
Enquanto concedia incentivos fiscais para setores como aviação e automotivo nas últimas semanas, o governo de João Doria andou cortando investimentos da CPTM.
Foram feitas paralisações temporárias em obras de linhas de trem, inclusive na recém-estendida Linha 13-jade, que leva ao aeroporto internacional de Guarulhos.
A nova estação de Francisco Morato também entrou no corte, um projeto que envolve mais de R$ 100 milhões. 
Devo... De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes, as obras foram retomadas há dois dias. Segundo a CPTM, foram suspensas apenas pequenas intervenções de obras em algumas estações, sem atrapalhar o funcionamento das linhas.
...não nego “Diante da frustração de arrecadação, superestimada pela gestão anterior, o governo se viu obrigado a fazer um contingenciamento de R$ 10 bilhões”, diz a CPTM, que ressalta terem sido preservadas despesas essenciais como saúde, educação e segurança.
Digestão... Após oito meses seguidos de queda, o emprego na construção pesada voltou a crescer em São Paulo. Foram 134 novas vagas em janeiro, segundo o Sinicesp (sindicato do setor). De maio a dezembro de 2018, mais de 5.600 postos de trabalho foram fechados.
...da ceia Apesar de ser enxergada com bons olhos pelo setor, a melhora ainda é tímida e se explica, em parte, por demissões que ocorreram antes das festas de fim de ano, em que trabalhadores são dispensados para visitar a família, segundo a entidade.
Sem... O novo voo da Latam que vai de São Paulo para Tel Aviv, inaugurado em dezembro, atingiu ocupação de 81% nos primeiros meses de operação. Foi o primeiro voo do Brasil 
conectando os dois destinos diretamente, sem escalas.
...escalas O objetivo é chegar a uma taxa de ocupação semelhante ao voo também direto de Guarulhos para Lisboa, que foi inaugurado em setembro e alcançou o patamar de 87% no fim de 2018.
Amizade... A fabricante brasileira de alimentos BRF decidiu desenterrar uma de suas marcas que estava inativa há mais de seis anos para concorrer com uma ex-parceira no segmento de margarinas.
...passada Até o ano passado, a companhia era responsável pela fabricação e distribuição da Becel, então de propriedade da Unilever. A joint venture foi interrompida após a chinesa KKR adquirir a marca globalmente.
Solução caseira A BRF decidiu não entrar na negociação e dobrou a aposta em seu próprio produto, Qualy, que reutilizará o nome Vita para concorrer na categoria de margarinas com viés saudável.
Hotelaria O preço da diária dos hotéis em São Paulo subiu 14,5% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2018, segundo o Fohb (que reúne grandes redes). Foi a terceira maior alta no país, atrás de Belo Horizonte e Manaus.
Na escola O primeiro doutorado profissional em administração no Brasil foi aprovado pela Capes. A FGV, que oferece apenas doutorado acadêmico, deve lançar o novo curso a partir do próximo ano. O foco são altos executivos.

Prosa
O investidor Lawrence Pih
O investidor Lawrence Pih - Eduardo Anizelli - 1º.mar.18/Folhapress

“Depois de 40 anos na política velha, hoje o destino lhe alcança"
Lawrence Pih, investidor, sobre a prisão do ex-presidente Michel Temer
com Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas, Paula Soprana e Artur Rodrigues
Painel S.A.
Jornalista, Joana Cunha é formada em administração de empresas pela FGV-SP. Foi repórter de Mercado e correspondente da Folha em Nova York.
TÓPICOSRELACIONADOS

Nenhum comentário: