quinta-feira, 14 de abril de 2016

Saneamento é um dos pilares da cidadania, diz secretário durante Encontro Nacional das Águas



O secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, afirmou hoje que para uma condição humana razoável é essencial ter um componente fundamental que é o saneamento, um dos pilares da cidadania. Essa declaração foi feita durante sua palestra na abertura do 6º Encontro Nacional das Águas com o tema “Cidades Saneadas, uma realidade ao alcance do Brasil?”. O evento bienal acontece em São Paulo e reúne especialistas, profissionais de diferentes instituições e órgãos públicos e privados relacionados a atividades de saneamento e gestores privados de  concessionária de saneamento.

Ferreira que representou o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na abertura do Encontro, afirmou que o tema escolhido tem uma qualidade significativa. “O mais importante é que está sendo abordado nos aspectos: técnico, tecnológico e institucional, que mostra a relação da iniciativa privada, municípios, Estados e governo federal. Esse é o ponto que nos une, para buscarmos o alvo que está definido no Encontro: Cidades Sustentáveis uma realidade ao nosso alcance”, destacou.

O secretário deu como exemplo o Plano Nacional de Saneamento, elaborado no Ministério das Cidades com a participação de todos os setores. “O Plano fixa o alcance para a água, estabelece os recursos e como atingir as metas. Os recursos estão aí e com as imposições colocadas, o problema de esgoto nos preocupa, bem como as águas residuais, são importantes na saúde pública”, explicou.

Na palestra, Ferreira explicou que o resíduo sólido urbano não tem merecido a atenção que precisa, mas possui grande importância para a saúde pública e que nem sempre tem tido. “Estamos trabalhando para vencer a burocracia. Os financiamentos estão sob responsabilidade da Caixa, BNDES, e, às vezes, Banco do Brasil e até por bancos privados. Acredito que o problema de falta de recurso está caminhando em uma direção razoável”, afirmou.




Twitter: @MinCidades

Nenhum comentário: