terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Mais pobres utilizam mais o transporte público em SP, mostra pesquisa do Metrô, FSP

 

São Paulo

Moradores mais pobres da Grande São Paulo se deslocam majoritariamente de transporte coletivo, e os mais ricos, de transporte individual, segundo dados da pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô.

Segundo o levantamento, entre aqueles com renda familiar de até R$ 2.640, duas em cada três viagens (67,8%) foram em trens (metropolitanos ou de metrô) ou ônibus.

Em 2017, data da última pesquisa, esse percentual era maior, 72,7% —o número de viagens reportadas caiu de 2,8 milhões para pouco mais de 2 milhões, também para quem está nessa faixa de renda.

A imagem mostra o interior de um ônibus urbano lotado, com várias pessoas em pé e sentadas. As barras de apoio são amarelas e estão visíveis ao longo do ônibus. Algumas pessoas estão segurando seus celulares, enquanto outras conversam. A iluminação é natural, entrando pelas janelas do ônibus.
Passageiros em ônibus municipial na cidade de São Paulo; transporte coletivo tem queda no número de passageiros, mas continua como meio de deslocamento mais usado entre os que ganham menos - Rubens Cavallari - 18.set.24/Folhapress

A situação se inverte para quem tem renda familiar acima de R$ 15.840. Para essas pessoas, aproximadamente 80% das viagens são feitas por transporte individual, como carro particular, táxi (a pesquisa inclui neste modo os veículos chamados por aplicativo) e motocicletas.

O deslocamento por transporte individual também é mais usado na faixas de renda familiar de R$ 5.280 a R$ 10.580 e de R$ 10.580 a R$ 15.840, com 56% e 68,9%, respectivamente.

A participação das opções individuais no total dos modos motorizados de transporte cresceu em todas as faixas de renda, tanto em números absolutos quanto na participação percentual no total, aponta o estudo.

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"Há pessoas que usam o carro apenas para comprar pão na padaria", afirma Luiz Cortez, gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô.

O transporte coletivo registrou queda tanto em números absolutos quanto em participação em todas as faixas de renda na comparação com 2017, aponta ainda a pesquisa.

No total, a queda foi de 19,8%. O maior recuo ocorreu na faixa de renda de R$ 2.640 a 5.280 (31,6%).

Além disso, o tempo médio de viagem por transporte coletivo diminuiu em todas as faixas de renda, exceto na de R$ 5.280 a R$ 10.580.

Em contrapartida, o tempo médio de viagem por transporte individuai aumentou em todas as faixas, com exceção da com renda entre R$ 10.580 e R$ 15.840, que se manteve igual à de 2017.

Em relação à distância percorrida, o transporte predominante é individual em deslocamentos de até 6 km. Em trajetos mais longos, predomina o coletivo.

Usualmente, quanto mais alta a renda, maior a quantidade de viagens realizadas por dia.

"Como não poderia deixar de ser, a escolha do modo de transporte está ligada à renda e à posse de automóveis pelas famílias", diz análise da pesquisa.

Principais pontos da pesquisa

  • No metrô, houve diminuição nos embarques em todas as faixas de renda, especialmente na 2, que abrange o maior contingente de viagens
  • As viagens no trem metropolitano aumentaram nas faixas 3, 4 e 5, que representam 42% dos embarques
  • As viagens de ônibus diminuíram em todas as faixas de renda, exceto na 5
  • As viagens em ônibus fretados aumentaram nas faixas 2 e 3 e diminuíram nas demais.
  • As viagens de automóvel diminuíram nas três primeiras faixas e cresceram nas 4 (21,0%) e 5 (59,1%)
  • As viagens de táxi e app aumentaram significativamente em todas as faixas de renda
  • As viagens de moto somente não aumentaram na faixa de renda 2
  • As viagens de bicicleta cresceram em todas as faixas de renda
  • As viagens a pé diminuíram nas faixas 1, 2 e 3, aumentaram na 4 e são as mesmas da 5 na comparação entre 2017 e 2023

As faixas de renda familiar

  • 1: até R$ 2.640
  • 2: de R$ 2.640 a R$ 5.280
  • 3 de R$ 5.280 a R$ 10.580
  • 4: de R$ 10.580 a R$ 15.840
  • 5: mais de R$ 15.840

Viagens por renda familiar

Região metropolitana de São Paulo

2017 (em milhares)
ModoFaixa 1%Faixa 2%Faixa 3%Faixa 4%Faixa 5%
Coletivo2.81772,77.58362,43.90444,164432,615.29524,2
Individual1.06027,34.56937,64.94355,91.32967,412.98575,8
Motorizado3.87752,512.15265,18.84775,71.97379,828.28080,1
Não Motorizado3.50847,56.52734,92.83724,350020,213.72719,9
Total7.38510018.67910011.6841002.47310042.007100
2023 (em milhares)
ModoFaixa 1%Faixa 2%Faixa 3%Faixa 4%Faixa 5%
Coletivo2.01267,85.18559,43.8624476031,112.26420,2
Individual95732,23.54940,64.924561.68468,912.86979,8
Motorizado2.96954,18.73466,38.78576,42.44582,925.13386
Não Motorizado2.51745,94.43933,72.70923,650617,210.52814
Total5.48710013.17310011.4941002.95110035.661100

Por tipo de transporte

2017 (em milhares)
Modo principalFaixa 1Faixa 2Faixa 3Faixa 4Faixa 5Total
Metrô4281.4961.0842271653.400
Trem24164430043171.245
Ônibus1.6974.3391.8892761038.304
Fretado3213171153252
Escolar41997356083592.094
Auto8703.8554.4031.22798611.341
Táxi e app531421575858468
Moto11352135641331.064
Bicicleta101162732615377
A pé3.4076.3652.76447434013.350
Outros24512737112
Total7.38518.67911.6842.4731.78642.007
2023 (em milhares)
Modo principalFaixa 1Faixa 2Faixa 3Faixa 4Faixa 5Total
Metrô3211.0261.0222571492.774
Trem15047835057451.080
Ônibus1.0832.5671.6422491155.656
Fretado32158116104320
Escolar4279587311861322.434
Auto6672.6364.0981.4851.56910.455
Táxi e app1413753481151331.112
Moto13651445282501.234
Bicicleta1181951162419472
A pé2.3994.2442.59448233710.056
Outros1324264168
Total5.48713.17311.4942.9512.55435.661

Fonte: Pesquisa OD 2017 e 2023

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