Moradores mais pobres da Grande São Paulo se deslocam majoritariamente de transporte coletivo, e os mais ricos, de transporte individual, segundo dados da pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô.
Segundo o levantamento, entre aqueles com renda familiar de até R$ 2.640, duas em cada três viagens (67,8%) foram em trens (metropolitanos ou de metrô) ou ônibus.
Em 2017, data da última pesquisa, esse percentual era maior, 72,7% —o número de viagens reportadas caiu de 2,8 milhões para pouco mais de 2 milhões, também para quem está nessa faixa de renda.
A situação se inverte para quem tem renda familiar acima de R$ 15.840. Para essas pessoas, aproximadamente 80% das viagens são feitas por transporte individual, como carro particular, táxi (a pesquisa inclui neste modo os veículos chamados por aplicativo) e motocicletas.
O deslocamento por transporte individual também é mais usado na faixas de renda familiar de R$ 5.280 a R$ 10.580 e de R$ 10.580 a R$ 15.840, com 56% e 68,9%, respectivamente.
A participação das opções individuais no total dos modos motorizados de transporte cresceu em todas as faixas de renda, tanto em números absolutos quanto na participação percentual no total, aponta o estudo.
"Há pessoas que usam o carro apenas para comprar pão na padaria", afirma Luiz Cortez, gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô.
O transporte coletivo registrou queda tanto em números absolutos quanto em participação em todas as faixas de renda na comparação com 2017, aponta ainda a pesquisa.
No total, a queda foi de 19,8%. O maior recuo ocorreu na faixa de renda de R$ 2.640 a 5.280 (31,6%).
Além disso, o tempo médio de viagem por transporte coletivo diminuiu em todas as faixas de renda, exceto na de R$ 5.280 a R$ 10.580.
Em contrapartida, o tempo médio de viagem por transporte individuai aumentou em todas as faixas, com exceção da com renda entre R$ 10.580 e R$ 15.840, que se manteve igual à de 2017.
Em relação à distância percorrida, o transporte predominante é individual em deslocamentos de até 6 km. Em trajetos mais longos, predomina o coletivo.
Usualmente, quanto mais alta a renda, maior a quantidade de viagens realizadas por dia.
"Como não poderia deixar de ser, a escolha do modo de transporte está ligada à renda e à posse de automóveis pelas famílias", diz análise da pesquisa.
Principais pontos da pesquisa
- No metrô, houve diminuição nos embarques em todas as faixas de renda, especialmente na 2, que abrange o maior contingente de viagens
- As viagens no trem metropolitano aumentaram nas faixas 3, 4 e 5, que representam 42% dos embarques
- As viagens de ônibus diminuíram em todas as faixas de renda, exceto na 5
- As viagens em ônibus fretados aumentaram nas faixas 2 e 3 e diminuíram nas demais.
- As viagens de automóvel diminuíram nas três primeiras faixas e cresceram nas 4 (21,0%) e 5 (59,1%)
- As viagens de táxi e app aumentaram significativamente em todas as faixas de renda
- As viagens de moto somente não aumentaram na faixa de renda 2
- As viagens de bicicleta cresceram em todas as faixas de renda
- As viagens a pé diminuíram nas faixas 1, 2 e 3, aumentaram na 4 e são as mesmas da 5 na comparação entre 2017 e 2023
As faixas de renda familiar
- 1: até R$ 2.640
- 2: de R$ 2.640 a R$ 5.280
- 3 de R$ 5.280 a R$ 10.580
- 4: de R$ 10.580 a R$ 15.840
- 5: mais de R$ 15.840
Viagens por renda familiar
Região metropolitana de São Paulo
2017 (em milhares) | ||||||||||
Modo | Faixa 1 | % | Faixa 2 | % | Faixa 3 | % | Faixa 4 | % | Faixa 5 | % |
Coletivo | 2.817 | 72,7 | 7.583 | 62,4 | 3.904 | 44,1 | 644 | 32,6 | 15.295 | 24,2 |
Individual | 1.060 | 27,3 | 4.569 | 37,6 | 4.943 | 55,9 | 1.329 | 67,4 | 12.985 | 75,8 |
Motorizado | 3.877 | 52,5 | 12.152 | 65,1 | 8.847 | 75,7 | 1.973 | 79,8 | 28.280 | 80,1 |
Não Motorizado | 3.508 | 47,5 | 6.527 | 34,9 | 2.837 | 24,3 | 500 | 20,2 | 13.727 | 19,9 |
Total | 7.385 | 100 | 18.679 | 100 | 11.684 | 100 | 2.473 | 100 | 42.007 | 100 |
2023 (em milhares) | ||||||||||
Modo | Faixa 1 | % | Faixa 2 | % | Faixa 3 | % | Faixa 4 | % | Faixa 5 | % |
Coletivo | 2.012 | 67,8 | 5.185 | 59,4 | 3.862 | 44 | 760 | 31,1 | 12.264 | 20,2 |
Individual | 957 | 32,2 | 3.549 | 40,6 | 4.924 | 56 | 1.684 | 68,9 | 12.869 | 79,8 |
Motorizado | 2.969 | 54,1 | 8.734 | 66,3 | 8.785 | 76,4 | 2.445 | 82,9 | 25.133 | 86 |
Não Motorizado | 2.517 | 45,9 | 4.439 | 33,7 | 2.709 | 23,6 | 506 | 17,2 | 10.528 | 14 |
Total | 5.487 | 100 | 13.173 | 100 | 11.494 | 100 | 2.951 | 100 | 35.661 | 100 |
Por tipo de transporte
2017 (em milhares) | ||||||
Modo principal | Faixa 1 | Faixa 2 | Faixa 3 | Faixa 4 | Faixa 5 | Total |
Metrô | 428 | 1.496 | 1.084 | 227 | 165 | 3.400 |
Trem | 241 | 644 | 300 | 43 | 17 | 1.245 |
Ônibus | 1.697 | 4.339 | 1.889 | 276 | 103 | 8.304 |
Fretado | 32 | 131 | 71 | 15 | 3 | 252 |
Escolar | 419 | 973 | 560 | 83 | 59 | 2.094 |
Auto | 870 | 3.855 | 4.403 | 1.227 | 986 | 11.341 |
Táxi e app | 53 | 142 | 157 | 58 | 58 | 468 |
Moto | 113 | 521 | 356 | 41 | 33 | 1.064 |
Bicicleta | 101 | 162 | 73 | 26 | 15 | 377 |
A pé | 3.407 | 6.365 | 2.764 | 474 | 340 | 13.350 |
Outros | 24 | 51 | 27 | 3 | 7 | 112 |
Total | 7.385 | 18.679 | 11.684 | 2.473 | 1.786 | 42.007 |
2023 (em milhares) | ||||||
Modo principal | Faixa 1 | Faixa 2 | Faixa 3 | Faixa 4 | Faixa 5 | Total |
Metrô | 321 | 1.026 | 1.022 | 257 | 149 | 2.774 |
Trem | 150 | 478 | 350 | 57 | 45 | 1.080 |
Ônibus | 1.083 | 2.567 | 1.642 | 249 | 115 | 5.656 |
Fretado | 32 | 158 | 116 | 10 | 4 | 320 |
Escolar | 427 | 958 | 731 | 186 | 132 | 2.434 |
Auto | 667 | 2.636 | 4.098 | 1.485 | 1.569 | 10.455 |
Táxi e app | 141 | 375 | 348 | 115 | 133 | 1.112 |
Moto | 136 | 514 | 452 | 82 | 50 | 1.234 |
Bicicleta | 118 | 195 | 116 | 24 | 19 | 472 |
A pé | 2.399 | 4.244 | 2.594 | 482 | 337 | 10.056 |
Outros | 13 | 24 | 26 | 4 | 1 | 68 |
Total | 5.487 | 13.173 | 11.494 | 2.951 | 2.554 | 35.661 |
Fonte: Pesquisa OD 2017 e 2023
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