sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Governo suspende subsídios ao agro do Plano Safra 24/25, The News


(Imagem: Joédson Alves | Agência Brasil)

O governo federal pegou de surpresa um dos maiores setores da economia brasileira no final do dia de ontem ao anunciar a suspensão dos subsídios em linhas de crédito para produtores rurais. A medida já vale a partir de hoje e não tem prazo definido.

Explicando… 🚜

Para incentivar o agro, visto como setor relevante para o país — tanto pela dimensão quanto por seu caráter essencial —, o governo cria linhas de crédito, financiamentos a taxas bem mais baixas que as taxas de juros comuns.

Enquanto uma empresa comum pega dinheiro emprestado no banco a uma taxa de juros próxima à Selic, para o agro, o Tesouro Nacional “cobre” boa parte desses juros, fazendo a empresa do agro pagar uma taxa bem menor — determinada pelo governo a cada safra.

A grande questão do momento 🌾

Com o aumento das taxas de juros praticadas pelo mercado, o governo começou a ter um forte aumento dos “custos de equalização de taxa de juros” nesses financiamentos — ou seja, dessa parcela da taxa que ele precisa subsidiar, “cobrir”.

  • Agora, a decisão deve impactar a boa parte de produtos que dependem de crédito subsidiado para custear operações, investimentos e expansão da produção agrícola.

Na prática, esses agricultores vão passar a pegar crédito a taxas mais altas para manter suas operações.

No fim do dia, vai ficar mais caro produzir, o que deve impactar na alta de preços de produtos que vêm do campo — principalmente alimentos.

Para se ter uma ideia, em 2024, foram R$ 400 bilhões destinados ao Plano Safra, o que representou um aumento de 10% em relação aos recursos programados no ano-safra anterior.

Nenhum comentário: